CREAS promove sessão de cinema para jovens em medidas socioeducativas

0
546

A Secretaria Adjunta de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), promoveu na quarta-feira (07/10), uma sessão de cinema para os jovens que cumprem medida socioeducativa de liberdade assistida. O evento é uma continuidade do projeto “Conscientização Pensando no Futuro”, surgido após a verificação do aumento significativo do envolvimento de adolescentes em atos infracionais e consiste em orientações de diversos temas em grupos reflexivos e atendimento individualizado.

Segundo a coordenadora do CREAS, Layse Guedes, o projeto cria oportunidades para trocas de experiências com estes jovens. “Hoje a cidade possui uma demanda grande de adolescentes que cometeram algum tipo de ato infracional. Com este projeto podemos mostrar para eles que existem outros meios de se conviver em sociedade, respeitando as regras de convivências sociais ao mesmo tempo fortalecendo laços familiares e com a comunidade. Sendo assim, abrimos novos espaços de diálogos sobre o que esperam e desejam para o futuro”, afirmou Layse.

Os jovens assistiram ao filme “Aos 13” que apresenta uma grande transformação de uma adolescente de treze anos, que no início era uma menina que brinca de boneca, que não tem amigas descoladas, que não sabe se produzir e que é uma excelente aluna, para uma adolescente que experimenta tudo o que é possível, e acaba entrando no submundo do sexo, das drogas e da mutilação, e a coloca em conflito com seus colegas, professores e, principalmente, com sua mãe.

Entre os jovens presentes estava Bruno Santos. Com 18 anos, é acompanhado pelo CREAS através do atendimento psicossocial individual e participa de algumas atividades em grupos e das oficinas oferecidas pelo Fortalecimento de Vínculos. Atualmente trabalha em uma loja de móveis e voltou a estudar. “Agora que cumpro com estas medidas percebi que tenho que mudar meu comportamento para ser alguém no futuro", relatou o jovem.