Secretaria de Atividades Recreativas faz ação social em São José

Moradores de São José e região aproveitaram a ação social para conferir a pressão arterial e outros serviços

A Secretaria Municipal Adjunta de Atividades Recreativas promoveu neste sábado (10/10), ação social em São José do Imbassaí. A atividade faz parte dos projetos "Viver Bem" e "Saúde em Movimento", da secretaria, e constou de aferição de pressão sanguínea e medição das taxas de glicose no sangue (HGT). Foram distribuídos panfletos em São José e bairros vizinhos (Manu Manuela e Marine), e dadas informações à população sobre o atendimento e ação exercidas pela secretaria. Além do atendimento em saúde, praticado por técnicos em enfermagem, a secretaria oferece atividades esportivas para diversas idades, como futsal, jiu-jitsu, e capoeira, entre outras, no Dínamo Futebol Clube, tradicional agremiação do bairro.

As ações acontecem até o penúltimo sábado de outubro, das 8h às 12h. Segundo o secretário municipal adjunto, Nicholas Macabu, cerca de 300 moradores já foram atendidos nos dois primeiros eventos. "Queremos chamar a atenção das pessoas para cuidarem da saúde com uma vida mais saudável. As ações de saúde propõem também movimento nas atividades diárias, além das que oferecemos pela Secretaria, e que envolvem toda a família, com ênfase na saúde preventiva.", declarou.

A auxiliar de Serviços Gerais Jacira Guimarães, de 62 anos, que tem cinco filhos e oito netos, mora em São José e aprovou os serviços de saúde realizados no bairro. "Parabéns ao governo pela iniciativa. Podemos cuidar da saúde e praticar esportes, sem sair do bairro. Eu mesma, não disponho de muito tempo, pois tenho uma família grande e tenho de cuidar da casa", disse. Simone Azevedo, 41 anos, também moradora do bairro, é diabética. Por não ter tomado sua dose diária de medicamentos, estava com a taxa de glicose alta, e foi encaminhada a uma unidade de saúde, para controle do HGT. Simone faz hidroginástica na Casa do Idoso Mais Feliz, no Centro de Maricá. Alexandre da Silva, 19 anos, funcionário de um bar, estava com a pressão e a taxa de glicose em dia. "Estava com medo de dar alguma coisa errada, mas deu tudo certo", comentou.