Maricá Mostra Cultura movimentou Centro de Maricá

0
303
Artesanato, bijuterias, artes plásticas e doces caseiros são expostos a cada 15 dias na Maricá Mostra Cultura

Artesanato, bijuterias, artes plásticas e doces caseiros, tudo em um mesmo lugar. A feira Maricá Mostra Cultura aconteceu neste sábado (10/10) na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Desenvolvido pela Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia, o projeto reúne quinzenalmente artesãos do município e transforma o local em um grande centro cultural a céu aberto. Entre os expositores estava Maria da Gloria Manzone, 60 anos, cujo trabalho, à base de material reciclado, segundo ela, já foi exposto na Espanha. Ela acredita que a feira é um excelente caminho para transformar a cidade em um grande centro artístico. “Adoro expor aqui. Quase não saio de casa e quando tem esse evento é uma oportunidade de conhecer pessoas, trocar experiências e colocar a cidade no circuito das artes no Estado”, afirmou. Entre materiais que usa estão ladrilhos, madeira, alumínio e casca de ovo.

A estudante Marcelle Vianna, 15 anos, moradora de Cabo Frio, comprou toalhas e velas artesanais. Ela vem com frequência a Maricá. “Minha madrasta mora aqui e venho sempre com meu pai. Acho muito legal, os produtos são lindos e os preços bem em conta”, afirmou.  A mesma opinião tem Rosilaine Gomes, 49 anos, moradora de Guaratiba. “As peças são diferentes e o preço cabe no bolso. Esta feira deveria acontecer mais vezes”, sugeriu.

O evento começou às 9h e foi até às 22h. Para a coordenadora, Rosely Peregrino, a Maricá Mostra Cultura está, a cada edição, caindo no gosto tanto dos artesãos quanto da população. “As vendas estão me surpreendendo. Os artistas tem mostrado grande interesse em expor aqui, e a população tem participado e comprado cada vez mais. Isso é um sinal de que o projeto está dando certo”, comemorou. 

Quem quiser participar do Maricá Mostra Cultura deve, obrigatoriamente, ser morador de Maricá, artista plástico, artesão ou escritor interessado em divulgar e vender sua obra. Para expor na feira, é necessário possuir tenda branca e lâmpada de emergência. As inscrições podem ser feitas no próprio local ou através dos telefones 2634-1165 e 96463-9464 (falar com Rosely Pellegrino).