Promessas olímpicas do Tiro com Arco agitam o Brasileiro em Maricá

Atletas de todo país disputam o título brasileiro de Tiro com Arco, sábado e domingo, no CT de Itapeba

Muitas das promessas olímpicas brasileiras para a Rio 2016 estarão em Maricá neste fim de semana, para o 8º Brasileiro de Tiro com Arco. A competição será disputada no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco) em Itapeba, sábado e domingo (10 e 11/10), a partir das 8h30, e reunirá atletas de todo o país nas categorias Infantil, Juvenil e Cadete. Da equipe de Maricá, vários atletas surgiram a partir do projeto conjunto desenvolvido entre a confederação e a Prefeitura, que cedeu o terreno para o CT, comprou os equipamentos e remunera os técnicos dos atletas, garimpados nas salas de aula da rede municipal. Segundo o coordenador técnico da confederação, Eros Fauni, o torneio é o mais importante do país nestas categorias e a participação da prefeitura tem fomentado a vinda de novos atletas. “Marcus Vinicius D´Almeida está na competição", exemplifica, citando o principal nome do tiro com arco brasileiro do momento, revelado na cidade, "dividindo espaço com outros que ainda não chegaram ao nível dele. Isso mostra uma pluralidade na prova”, comenta.

Ana Carolina Machado, 16 anos, é outro exemplo de atleta em busca de uma vaga no time olímpico. Treina há um ano na cidade. "Sou de Campinas e depois de conhecer o CT de Maricá resolvi treinar aqui. Este lugar é referencia no tiro com arco no país”, atesta. O destaque do centro reflete o trabalho desenvolvido pela técnica Dirma dos Santos, que acompanha o desenvolvimento dos atletas de perto. Para ela, Maricá está crescendo muito no esporte. "Competidores de todo o país estão reunidos aqui. Estamos nos destacando pelo investimento que vem sendo feito aqui. É um conjunto de coisas, dos investimentos da prefeitura à experiência aplicada”, avalia.

Aos 15 anos, Marcelo da Silva, já é um dos atletas de Maricá que coleciona medalhas. Como a maioria dos novos arqueiros da cidade, descobriu o tiro com arco na escola, o Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, e desde então tem disputado a ponta em diversas competições até fora do país. “Há três anos conheci o esporte e há um ano e meio venho ganhando seguidamente, aí vi que estava despontando”, destaca. Já ganhou o brasileiro de Base, foi o terceiro no Campeonato Brasileiro e o primeiro na Copa Brasil. Ano passado começou a competir pela categoria cadete (acima), mesmo sendo infantil. “Conheci o tiro com arco no projeto da prefeitura no colégio. Quando entrei, fui para me divertir, ocupar o tempo. A intenção não era ganhar medalha como estou ganhando hoje. É uma surpresa e uma das melhoras chances que tive na vida, chance essa que estou agarrando com unhas e dentes”, acrescenta.

Marcos Vinicius D’Almeida, atual campeão mundial na categoria cadete, ressaltou o grande momento que o esporte está vivendo em Maricá. Para ele, os atletas do CT Maricá estão em um momento de alto nível e a disputa desde fim de semana será muito dura. “O torneio vem subindo o nível e os atletas daqui também estão acompanhando. Fui campeão mundial, mas tenho que continuar trabalhando e treinando muito por isso. Espero conseguir um bom resultado aqui”, afirmou.

Os atletas de Maricá vão participar de outra competição, desta vez em Goiás, ainda este mês. São 19 arqueiros que irão defenderão o CT de Maricá, com despesas de viagem pagas pela Prefeitura. “Se não fosse esse apoio certamente iriamos levar apenas quatro ou cinco atletas", acrescenta Eros Fauni. "Ao todo, 40% da equipe brasileira será de atletas formados em Maricá, estamos bem”, finalizou o coordenador. O torneio é aberto ao público e a entrada é franca.

Serviço:

8º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco

Local: Centro de Treinamento de Maricá, localizado na Avenida João Clímaco de Figueiredo, n° 340, bairro Itapeba – Maricá;

Dia 10/10 – sábado

8h30 às 12h – Qualificação do Arco Recurvo e Composto