Programa Tecendo a Rede discute propostas na Casa Digital

Participantes do programa Tecendo a Rede, coordenado há dois anos pela Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social de Maricá, reuniram-se nesta quarta-feira (30/09), na Casa Digital, na Praça Orlando de Barros Pimentel, para tratar de assuntos referentes ao atendimento social de segmentos mais carentes da população maricaense. Participaram a subsecretária de Assistência Social, Laura Vieira, o subsecretário de Prevenção à Dependência Química, Alan Christi, a subsecretária da Infância e Juventude, Sylvia Cantuária, superintendentes de diversos setores das secretarias adjuntas de Saúde, Assistência Social, Educação, representantes dos conselhos municipais (CMAS, Saúde, CCS, CMDCA), e da sociedade civil.

Foram lembrados tópicos de reuniões anteriores, como a criação do Interconselhos, com a participação de pelo menos um representante de cada conselho municipal, e apresentadas propostas voltadas para um trabalho integrado. Entre elas a de uma maior articulação entre os setores, o que inclui a criação de uma circular entre as secretarias informando da necessidade de notificação oficial, em formulário padrão, de todos os casos especiais atendidos pelas unidades e programas de Saúde do município (Mental, Idoso, Consultório de Rua, CAPS, PS, PSF, e outros) que compõem a Rede. A notificação deverá trazer, ainda, os dados necessários para a devida identificação do usuário (nome, idade, cor, sexo, drogadição/alcoolismo, HST, demais enfermidades ou comorbidades), o que permitirá agilizar o trabalho da administração do programa e melhorar o próprio atendimento ao usuário.

A subsecretária Laura Costa lembrou que, tanto o  Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial (Sarem), quanto o Conselho Tutelar estão agora sob gestão da Assistência Social. “O trato com crianças e adolescentes em situação de violência doméstica, assim como famílias em risco, é assunto sério.  Dependendo da gravidade, o caso é encaminhado pelos conselheiros aos setores competentes como o CREAS, MP, Defensoria Pública e outros", afirmou Laura. A coordenadora do CREAS, Natália Cardoso de Castro, a superintendente da Atenção Básica em Saúde, e a coordenadora do CAPS, Edna Barbosa, relataram casos de população de rua. A presidente da Pestalozzi, Maria Aparecida Ferreira, informou que, muitas vezes, devido à urgência de alguns casos, o agente social tem de tomar iniciativas próprias, para resolver a situação.

O programa visa atender, de forma dinâmica e integral, pacientes em situação de carência ou de risco, cadastrados ou não, pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), e pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), cuidando, além de emergências e tratamento nas diversas unidades de saúde do município (PS, PSF, Saúde Mental, CAPS), do resgate da autoestima desse público, encaminhando para projetos de geração de renda e cidadania. A  próxima reunião do Tecendo a Rede será no dia 04/11, às 9h, na Casa Digital.