Aipim é o tema do “Espraiado de Portas Abertas” deste domingo

Evento de turismo, cultura e gastronomia local acontece neste domingo com comidas típicas, shows gratuitos e passeio ecológico

Circuito Ecológico, com a travessia Espraiado/Tomascar, e os shows do “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá” estão incluídos na programação

Os moradores do tradicional bairro rural de Maricá recebem os visitantes neste domingo (04/10) para mais uma edição do “Espraiado de Portas Abertas”. Realizado a cada dois meses pela Secretaria Municipal Adjunta de Turismo, o evento de turismo, cultura e gastronomia rural terá o aipim como ingrediente principal da festa, que contará com outros elementos comuns da culinária local, como peixe e banana.

Dezenas de fazendas, ranchos e estabelecimentos comerciais ao longo dos sete quilômetros da Estrada do Espraiado, asfaltada pela atual administração municipal, oferecerão aos visitantes o melhor das tradições locais – artesanato com fibra de bananeira, tapeçarias, pratos típicos, produtos da região (mel, geleias artesanais e bijuterias), passeios ecológicos, visitação à Igreja de São João e capelas de Santo Antônio e São Jorge, além dos shows musicais do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”.

Travessia Espraiado/Tomascar

Para quem gosta do contato com a natureza, o Circuito Ecológico é uma boa opção aos visitantes. A partir das 7h, os participantes, acompanhados da guia turística e coordenadora do projeto, Márcia Freitas, farão a travessia Espraiado/Tomascar com saída do Sítio do Riacho. Considerada pesada, com oito horas de duração (ida e volta), a trilha possui trechos de subidas íngremes pelo Vale de São Francisco, no Espraiado, até o Vilarejo de Tomascar, em Rio Bonito – onde existe uma fazenda desativada com moinho de farinha de roda d’água construída pelos escravos. A atividade inclui paradas em riachos e cachoeiras e não é recomendada para cardíacos. O passeio é gratuito e as inscrições são feitas até sexta-feira (02/10) na Secretaria Adjunta de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro), das 8h às 17h.

Uma opção para quem não for de carro é pegar um ônibus direto para o bairro, às 6h20, na Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro. A orientação da secretaria é que os participantes usem roupas leves e trajes de banho, calçado apropriado e chapéu, além de levar água (2 litros, no mínimo), lanche, protetor solar e repelente. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

Shows gratuitos

A programação musical fica por conta dos artistas locais do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”. Serão sete shows gratuitos, a partir das 12h, com repertório variado no ritmo do samba, pop, rock, MPB, axé, forró e música sertaneja. As apresentações são gratuitas e acontecem nos bares, restaurantes e sítios participantes do evento.

Confira a programação:

12h – Bar do Cauby – Leandro Junnhyor