Prefeitura celebra Dia Internacional do Idoso

Instituído desde 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Idoso é comemorado sempre no dia 1º de outubro. Em Maricá, a Secretaria Municipal Adjunta do Idoso programou para a sexta-feira (02/10), na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro, diversas atividades comemorativas da data. A praça será ocupada a partir das 9h com a apresentação do coral "Wonderful Musical Group”, formado por integrantes da Casa do Idoso mais Feliz que cantam em inglês, além de apresentações de Thai Chi Chuan, Dança de Salão e Dança Cigana. A ação tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

Segundo o Censo do IBGE em 2010, a cidade contava com cerca de 15 mil pessoas com mais de 60 anos. A preocupação com esta faixa etária é uma das estratégias da Prefeitura, que oferece diversas atividades nas Casas do idoso Mais Feliz e em seus núcleos distribuídos em vários bairros do município. O projeto é referência no Estado do Rio de Janeiro, oferecendo gratuitamente dezenas de atividades esportivas (natação, hidroginástica, Tai Chi Chuan e alongamento), culturais (artesanato, teatro, música, canto, dança criativa, dança de salão, dança cigana, dança sênior) e sociais (cursos, palestras, passeios, apresentações e confraternizações). Ao todo, cinco mil idosos estão cadastrados no programa. No município, há quatro unidades: Centro, Santa Paula, Itaipuaçu e São José do Imbassaí, além de núcleos nos bairros Bambuí, Marquês, Itapeba e Inoã (Fernando Mendes e Bananal) e no Centro de Arte e Esportes Unificado (CEU).