Mais ruas asfaltadas no Marquês de Maricá

O bairro Marquês de Maricá, que recebeu muitas melhorias por parte da Prefeitura nos últimos anos, passa atualmente por uma nova etapa de urbanização de suas ruas, que vão beneficiar vias que ficam na parte mais interna da localidade. Equipes da Secretaria Adjunta de Obras trabalham em trechos das ruas Visconde de Itaúna e Marquesa de Santos. Na primeira, estão sendo instaladas peças de meio-fio na parte mais alta, de onde se tem uma bela vista da região rural de Maricá. O trecho inicial da via já recebeu as peças e uma camada de brita, que precede a aplicação do asfalto. Antes de chegar à Marquesa de Santos, as equipes finalizam a segunda metade da Rua Visconde de Itaúna (a primeira já foi pavimentada), a partir da esquina com a Marquês de Pombal. O trabalho no local deverá terminar nos próximos dias. Outras cinco ruas do bairro aguardam a urbanização: Marquês de Valença. Marquês de São Vicente, Barão de Drummond, Visconde de Itaboraí e 14 de Julho. De acordo com a Secretaria de Obras, estas vias serão contempladas em uma segunda etapa.

As primeiras dez ruas do bairro já urbanizadas tiveram as obras iniciadas em 2012, quando a população do Marquês de Maricá também passou a usufruir de uma nova praça construída na rua que dá nome ao bairro. O espaço foi erguido em um local que servia de depósito de lixo e conta com mesas para jogos, brinquedos para as crianças, aparelhos de ginástica ao ar livre e nova iluminação. Outra importante providência que chega ao moradores da localidade é o processo de regularização fundiária. Cerca de 25 famílias que fizeram o cadastramento de demarcação na Secretaria Municipal Adjunta de Habitação receberão o tão sonhado título de propriedade em data ainda a ser divulgada.

Em outros pontos da cidade também há obras de urbanização. Uma delas está sendo realizada no antigo conjunto habitacional Camburi, um antigo empreendimento federal cujos moradores também tiveram seus terrenos regularizados pela Prefeitura em julho de 2011. As seis ruas da localidade estão sendo preparadas para receber as primeiras peças de meio-fio e, em seguida, o asfalto, além de uma área de lazer para a comunidade. O trecho da Estrada do Camburi que dá acesso à área também deverá ser pavimentado até a junção com a Estrada de Pindobas.

Às margens da RJ-106, há duas frentes em andamento, ambas no sentido Niterói. A primeira é na altura do Km 28, onde o canteiro com cerca de 500 metros que divide o leito da rodovia e a rua paralela está recebendo o trabalho de jardinagem, o mesmo já feito em outros espaços semelhantes em outros trechos  da estrada. O local está ganhando plantas ornamentais, gramado e nova iluminação, que vai beneficiar moradores e comerciantes daquela área.

Já no Parque São José, que já teve suas ruas internas asfaltadas, está sendo preparada a via paralela à RJ-106 na altura do Km 22. As equipes finalizam a parte de drenagem com a instalação das últimas manilhas, mas as primeiras peças de meio fio também já foram instaladas. Ao final desta etapa, prevista para terminar no início de outubro, a massa asfáltica será aplicada no trecho de aproximadamente 800 metros.