Assistência Social promove “Ação Social ao Alcance para Todos” em Itaipuaçu

A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social promoveu, neste sábado (26/09), a Ação Social ao Alcance para Todos”, na igreja Assembleia de Deus Chama Viva, localizada na Beira Rio 02, casa 02, na estrada de Itaipuaçu. O projeto tem como objetivo levar os serviços da rede socioassistencial oferecidos pela Prefeitura para os bairros mais afastados dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Durante a manhã, cerca de 500 moradores da região puderam cortar o cabelo, fazer as unhas, adquirir roupas semi-novas do Brechó Social, além de tirar dúvidas sobre o CadÚnico e das condicionalidades do programa Bolsa Família; serviços da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química; Acolhimento Social e questões jurídicas. A subsecretaria adjunta da Infância e Juventude interagiu com as crianças através de brincadeiras e pinturas e desenhos em uma cartilha educativa orientando de uma forma lúdica sobre os direitos de cada uma delas.

Em parceria com a Secretaria municipal Adjunta de Saúde e do posto de saúde de Inoã, foram feitas 35 aferições de pressão arterial, 28 orientações sobre hanseníase e tuberculose através do programa Saúde do Homem. O programa Saúde Bucal aplicou flúor em 37 crianças entre 4 a 12 anos.  Ainda no evento, cerca de 50 pessoas tiveram a oportunidade de se cadastrar na relação de vagas de emprego pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE) do município e nos cursos gratuitos de qualificação profissional, oferecidos pela Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho, como os de instalador de tubulação industrial, montador de estruturas metálicas, eletricista de obras, auxiliar administrativo, desenhista de construção civil, e outros, realizados no Flamengo e em Itaipuaçu. A Fundação Leão XIII também compareceu na ação emitindo 37 isenções de taxas entre carteira de identidades, certidões de nascimento e casamento.

Segundo o Secretário Municipal Adjunto de Assistência Social, Jorge Castor, este projeto é um dos desafios da secretaria realiza. “Esta ação já foi realizada em diversas comunidades afastadas do centro como em Bananal, Pindobas e Morada das Águas. São localidades distantes das ofertas dos serviços socioassistenciais do município. Apesar de ser um desafio enorme requisitar todos estes equipamentos e trabalhadores em pleno sábado para atender estes moradores, vejo que está sendo um sucesso todos os eventos executados. Fico orgulhoso de todos os envolvidos ”  relatou o secretário, que estava acompanhado da subsecretária da pasta, Laura Costa, da subsecretária de Proteção Básica, Nancy Soeiro e do pastor e coordenador da ação, Clauder Peres.