Prefeitura realiza reunião para implementar o Pronatec Empresarial no município

A Secretaria Executiva de Políticas Sociais, em conjunto com a Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho promoveu, nesta sexta-feira (25/09), uma reunião para a implantação do Pronatec MDIC (Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior), variante do programa de qualificação voltado para a participação de empresas. O município vem atuando diretamente no fomento do diálogo entre as instituições que fornecem a qualificação (Sesi/Senai) e as empresas, como forma de ampliar a oferta de cursos de qualificação e incentivar empresas a buscarem profissionais capacitados formados por tais cursos – ou até mesmo para inserir seus próprios funcionários.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior vai priorizar as demandas que estejam diretamente ligadas à atividade fim da empresa, além de investimentos considerados estratégicos, na liberação das vagas. De acordo com secretário executivo de Políticas Sociais, Alexandre Rodrigues, é importante o papel da Prefeitura no diálogo entre o Senai e as empresas instaladas no município. “Estreitar laços é fundamental para avançarmos e fazer com que sejam atendidas tanto quanto o município", avaliou. "O Pronatec é um programa federal que vem desempenhando um brilhante papel em todo o Brasil", afirmou.

Marcos Rangel, Técnico do Senai de Niterói, destacou Maricá como uma cidade com enorme potencial, que vem recebendo empresas renomadas de diversos segmentos, o que torna importante o ingresso também na esfera empresarial do programa. “A experiência que temos com Maricá desde 2011 vem rendendo frutos interessantes e agora estamos começando a entrar na esfera empresarial", analisa. "O Sesi/Senai tem esse papel de desenvolver pessoas capacitadas para empresas e estamos verificando que aqui em Maricá existe a possibilidade de dar certo. A Prefeitura está sendo a nossa parceira”, completa.

O prazo final do período de inscrição das empresas que desejam aderir ao programa vai até 16/10. Para realizar a inscrição, o representante da empresa deve procurar a Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho de Maricá, que também participou do encontro. A pasta cederá um formulário e orientará todo o processo. Participaram da reunião representantes da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), da DTA Engenharia (dona do Terminal Ponta Negra, o futuro porto de Jaconé), do IDB Brasil (empresa proprietária do resort da Fazenda São Bento da Lagoa), da empresa Geraondas, entre outros.