Educação realiza feira de ciências integrada do CEIM Recanto da Amizade

A Secretaria Municipal Adjunta de Educação, em parceria com a pasta de Meio Ambiente, deu início nesta quarta-feira (23/09) à Feira de Ciências Integradas do CEIM Recanto da Amizade. Com o tema “Maricá Sustentável, o Meio Ambiente Pede Socorro”, a feira – voltada para crianças de 2 a 5 anos e seus pais – abordou vertentes da sustentabilidade, como a utilização consciente da água, bons tratos aos animais e o despejo correto do lixo. A programação se estenderá até sexta feira (25/09) e prevê diversas etapas.

“É um tema importante. Quando pensamos no ambiente, precisamos pensar além da árvore, precisamos pensar no geral", avalia a diretora da escola, Ivonete Silveira. "Abordamos temas como o lixo, água e animais. Desde pequenos eles precisam entender da importância de valorizar isso. Estamos fazendo para que tenham um mundo mais sustentável no futuro. É gratificante ver as crianças empenhadas na causa”, emenda Ivonete. O primeiro dia da feira contou com diversas atividades voltadas à sustentabilidade. Em salas temáticas trabalhadas e decoradas pelos próprios alunos com materiais recicláveis (garrafas pet, tampas, latas e papel), as crianças explicavam como cuidar dos animais, mostravam os problemas ambientais que a má utilização do lixo pode causar e os benefícios do uso correto da água.

O evento contou também com a participação da Secretaria de Meio Ambiente representada pelo projeto “Ciência Itinerante”, que levou microscópio, sementes de frutas para serem analisadas com lupa, pinturas com elementos da própria terra, e também pelo “Maricá Mais Verde Visita o Seu Bairro”, que distribuiu mudas nativas da Mata Atlântica. De acordo com a representante da secretaria, Ana Paula Tinoco, o objetivo da ação na escola foi despertar um olhar científico sobre os elementos naturais que estão em nosso meio. “As crianças manipularam o microscópio, lupa, e a curiosidade fez despertar a sensibilidade com o cuidado que elas devem ter com o meio ambiente”, disse.

Orgulhosa, Jeovânia Perrete, mãe do pequeno Levi Caleb de 2 anos, elogiou o carinho e dedicação que as crianças receberam durante todo o evento. “Todos os trabalhos aqui estão belíssimos. É muito bom ver eventos como esse nas escolas, ainda mais se tratando de temas tão importantes. É uma oportunidade de interação entre família, escola e sociedade”, disse.