Dia da Árvore é comemorado em Maricá

A Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente de Maricá, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), comemorou o Dia da Árvore nesta segunda-feira (21/09), promovendo um plantio simbólico de mudas nativas da Mata Atlântica com os alunos da E.M. Rinalda Rodrigues, no Centro. Ao todo, cerca de 8 mil mudas foram plantadas em todo o município desde o início do programa Maricá Mais Verde.

Orgulhoso com o resultado da ação, o secretário municipal adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Mota, salientou a importância e representatividade da data. “Se formos descrever a importância da árvore, minha fala daria um livro", brincou. "Maricá está passando por grandes transformações de ordem econômica, política e social. Nosso esforço para atingir a marca de oito mil mudas plantadas e garantir que se estabeleçam não seria possível sem a ajuda do povo de Maricá. Agradeço a todos por abraçarem o nosso projeto”, disse. Já o superintendente do Inea reforçou a participação dos alunos. “Esse dia traz para todos nós a reflexão de quanto o verde é importante em nosso mundo. Que essas mudas aqui plantadas sejam o simbolismo de que esses alunos podem fazer a diferença, porque com amor e dedicação as coisas ficam mais vivar”, disse Paulo Cunha.

Após o plantio, a equipe da secretaria fez mais uma doação de mudas na praça de Maricá. A ação faz parte do programa “Maricá Mais Verde Visita Seu Bairro” que já entregou 804 mudas nativas da Mata Atlântica, como Sapucaia (Lecytispisonis), Jequitibá (Cariniana legalis), Ipê-branco (Tabebuia roseoalba) e Pau Ferro (Caesalpinia férrea). A programação contou também com a distribuição de bolsas ecológicas e  exposição de fotografias da fauna e flora de Maricá, feitas pela arquiteta e urbanista Renata Gama. O pintor Luciano Fernandes, morador de Araçatiba, adotou uma muda de Ipê Amarelo e lembrou o quanto é importante a conscientização. “Esse programa é muito bom. O estímulo da adoção de mudas é fundamental para o processo de arborização do município”, disse.