Conferência municipal pede mais poder para as mulheres

Maricá realizou no último sábado (19/09) a 4ª Conferência Municipal dos Direitos de Políticas para as Mulheres. O evento ocorreu na CEIM Ondina de Oliveira Coelho, no Centro, e teve como tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”. Na abertura, a mesa diretora foi composta pelas deputadas estaduais Rosangela Zeidan e Martha Rocha, que é vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj). Ao lado delas, estavam a coordenadora de Políticas para Mulheres em Maricá, Luciana Piredda, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher do município, Vera Luciano, além de Ciomara Santos (da Subsecretaria Estadual de Políticas para Mulheres) e Sylvia Cantuária (da Secretaria Adjunta de Assistência Social de Maricá).

Vera Luciano defendeu uma união suprapartidária em prol dos direitos femininos. “Vamos trabalhar pelas nossas mulheres, independentemente do partido”, disse, emocionada e muito aplaudida. Na sequência, a deputada Martha Rocha chamou a atenção para a diminuição da participação de mulheres na política. “Temos agora a possibilidade de cotas para elas nas eleições, o que pode ajudar a mudar esse quadro. Mas queremos uma participação mais espontânea”, disse a ex-chefe da Polícia Civil no Estado.

A também deputada estadual e primeira dama de Maricá, Rosangela Zeidan, endossou as palavras de sua colega de Alerj e afirmou que é preciso ampliar a ajuda prestada às mulheres. “Colocar os imóveis do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em nome primordialmente das donas de casa já foi um avanço nesse sentido, mas precisamos fazer mais e em outros setores, como a própria segurança pública”, avaliou ela, referindo-se à proposta de instalação de um núcleo de atendimento à mulher na 82ª DP (Maricá) ou até uma delegacia especializada na cidade, para combater casos de violência contra a mulher.

Uma segunda mesa diretora foi montada no início da tarde sob a coordenação de Ana Carolina da Silva Dias (do Conselho Municipal) e a participação de Vera Luciano e Cristina Dorigo, do Conselho Estadual. Neste momento, foram discutidos eixos temáticos e montados grupos de trabalho que seguiram até o fim do evento. Dez delegadas foram escolhidas para representar Maricá na conferência estadual marcada para os dias 4, 5 e 6 de dezembro. De acordo com Luciana Piredda, a discussão que norteia as conferências é a criação de um Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres. “Seria algo nos moldes de sistemas já existentes, como os de saúde e assistência social, com subsídio federal. O governo federal já deu sinal verde para a criação”, adiantou a coordenadora municipal do setor. Ela disse também que serão redigidas duas moções: uma de repúdio a setores da imprensa local por calúnia e difamação à mulheres e outra de apoio às que foram vítimas dessas reportagens.