Serviço Especializado em Abordagem Social promove café da manhã para pessoas em situação de rua

O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, promoveu, nesta quarta-feira (16/09), um café da manhã para pessoas em situação de rua. O encontro ocorreu no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), no Centro. Os usuários foram convidados durante as buscas ativas da equipe do Seas por todo o município.

O evento teve como objetivo criar vínculos e atendimento individualizado às demandas, que vão desde a retirada de documentos e inclusão nos programas sociais, até a restauração de vínculos familiares, tratamento para dependência química, AIDS/DSTs e outras doenças, busca por abrigos, inscrição em cursos profissionalizantes e inclusão no mercado de trabalho, inclusão social, entre outras. O programa também visa o encaminhamento destas pessoas para outros serviços da rede do município como o Consultório na Rua, na área da Saúde.

O Seas conta com um amplo espaço, localizado na rua O, lote 13, casa 10, Parque Eldorado, no centro (sede do Creas) e oferece banho diário e itens para higiene pessoal, roupas limpas e um espaço para que os atendidos lavem suas roupas, café da manhã, água, atividades lúdicas e terapêuticas, palestras, cadastramentos, entre outros. Atualmente, são 35 pessoas em situação de rua são acompanhadas pela secretaria.

Participaram do evento o secretário municipal adjunto de Assistência Social, Jorge Castor, a subsecretária Laura costa, as coordenadoras Layse Guedes e Nathalia Castro, a equipe Creas, a equipe de abordagem social e a equipe do Consultório na Rua (SMS).