Coordenação garante oferta de vagas para o Pronatec

A Secretaria Executiva de Políticas Sociais de Maricá realizou nesta quarta-feira (09/09) um fórum para tratar de questões relativas à execução na cidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Entre os assuntos abordados no encontro, que ocorreu na Casa Digital, no Centro, estava a pactuação e o mapeamento do município no programa e a oferta de vagas em dois novos cursos, além da implantação da Bolsa Formação para os alunos.

Durante o evento, membros de outras áreas do governo municipal aproveitaram para tirar dúvidas sobre o funcionamento do Pronatec, com os esclarecimentos dados por dois técnicos do sistema Sesi/Senai. A principal era com relação à redução de vagas que deve ocorrer em 2016, mas a coordenadora do programa em Maricá garantiu que isso não será um problema na cidade. “Quando recebermos o Pronatec a pleno vapor no ano que vem, ele já irá funcionar dentro da adequação que será feita. Portanto, não vamos sentir nenhum efeito que nos seja prejudicial”, afirmou Aline Marques, da Secretaria Municipal de Trabalho. Para o secretário executivo de Políticas Sociais, Alexandre Rodrigues, é importante a implantação de um fórum permanente de gestores do Pronatec em Maricá, com reuniões periódicas para debater seu andamento.
Para os últimos meses deste ano, estão abertas inscrições para os cursos de Operador e Montador/Reparador de computadores, cada um com 20 vagas disponíveis. As aulas serão ministradas no pólo do Senai em Itaipuaçu e terão carga horária de 160 horas, com início previsto para o dia 19 de outubro. O curso de Operador ocorrerá na parte da manhã, das 8h às 12h, enquanto o de Montador/Reparador será no período da tarde, entre 13h e 17h.
Os interessados a partir de 16 anos devem comparecer ao pólo de Itaipuaçu (na Rua Carlos Marighella, entre o Recanto e o Barroco), munidos de RG, CPF e comprovantes de residência e escolaridade. Os menores de idade deverão levar um documento dos pais ou responsável legal. Mais informações pelo telefone 3732-5023.