Maricá bate 100% da meta de vacinação contra a poliomielite

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde de Maricá obteve um resultado significativo na campanha de vacinação. A cidade superou a meta de imunização contra a poliomielite, estipulada pelo Estado, de 95%, tendo chegado aos 100% do público alvo, ou seja, todas as 7133 crianças de seis meses a menores de cinco anos previstas. Como também acontece a multivacinação, mesmo após alcançar toda esta cobertura vacinal, a Campanha do Ministério da Saúde prosseguirá até o fim desta sexta-feira, (04/09), quando será encerrada.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Núbia Brum, enalteceu o comprometimento da população ao atender a convocação da Secretaria Adjunta de Saúde. “Alcançamos 100% das crianças e isso comprova o interesse de pais e responsáveis em proteger a saúde dos seus filhos”, declarou à coordenadora. “É importante também destacar o trabalho realizado pelos profissionais nas unidades”, completou. "Esse é o nosso objetivo, que esperamos repetir em todas as campanhas de vacinacao ao longo do ano", acrescentou a subsecretária de Atenção Básica, Claudia Souza.

Após o encerramento da campanha as vacinas continuarão disponíveis nas seguintes Unidades de Saúde do município: Central, Inoã, Ponta Negra, São José, Itaipuaçu e Santa Rita. Também haverá vacinação nas Unidades de Saúde da Família: Bambuí, Barra, Espraiado, Ubatiba, Guaratiba, Mumbuca, Bairro da Amizade, Retiro, Ponta Grossa, São José I, São José II, Inoã II, Inoã I, Chácara de Inoã, Jardim Atlântico e Recanto.

“Nas Unidades acima, teremos as vacinas Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Pólio Intramuscular, Pólio oral, Tríplice viral, Tríplice bacteriana (DTP), Hepatite A, Tetraviral e Influenza. Atenderemos também as meninas de 9 a 13 anos para a primeira e a segunda dose contra o HPV e também as vacinas dupla Adulto, DTPA (gestantes) e Influenza, conforme avaliação do cartão vacinal”, disse Núbia, que chama a atenção para o fato de que nem todas as vacinas serão realizadas. “A BCG não estará disponível, pois ela é realizada no posto Central às segundas, quartas e quintas-feiras, das 8 às 11 horas. A vacina contra a Febre Amarela também não, pois está disponível no posto Central às terças-feiras, das 13 às 16 horas e somente para viajantes que irão para áreas endêmicas”, destacou a coordenadora.