Secretaria Adjunta de Meio Ambiente realiza ação no Espraiado

A Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente, em parceria com a Guarda Municipal e a coordenação do projeto Circuito Ecológico, da pasta de Turismo realizou, nesta quinta-feira (03/09) uma série de levantamentos na trilha Espraiado-Tomascar, localizada dentro da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie). Durante o percurso foi realizado o trabalho de geo-referenciamento (plotagem) dos pontos de erosão e de pequenas propriedades adjacentes que necessitam de adequação ambiental, devido à prática de motocross na trilha que agravou alguns trechos. “Cabe ressaltar a importância da trilha visto que é utilizada tanto para escoamento da produção de bananas como para o deslocamento dos moradores locais”, explicou o secretário adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Mota, que detalhou a ação da secretaria. “Ao percorremos a via, notamos a existência de pontos específicos que deverão demandar cuidado especial, porém não se verificou nada crítico como a presença de acúmulo de lixo e desmatamento em grandes proporções", acrescentou o secretário. "Outro ponto positivo é a preocupação e o zelo que os verdadeiros moradores têm pelo local, o que vai contribuir ainda mais para o sucesso da implantação da nossa sede de Unidade de Conservação na localidade, prevista para este ano ainda”, finalizou.

Na ocasião foi realizada também a identificação e marcação de algumas matrizes florestais para futura coleta de sementes, entre elas espécies florestais ameaçadas de extinção como o vinhático (Plathymenia foliolosa) e o jequitibá rosa (Cariniana legalis ), além de espécies como o jacatirão (Miconia cinnamomifolia) e candiúba (Trema micranta). O objetivo é aumentar a diversidade florística e genética nos fragmentos florestais com espécies com características adaptáveis aos regimes hidrográficos, geomorfológicos e de vegetação do município. O coordenador de fiscalização ambiental da secretaria, Jorge Ricardo Alves, realizará vistorias periódicas em pontos de difícil acesso a fim de coibir ainda mais a prática de crimes ambientais nas Unidades de  Conservação Municipais.