Professores iniciam capacitação para o Programa de Alfabetização na Idade Certa

Secretaria Adjunta de Educação iniciou a capacitação de 254 professores que atuarão no Pnaic

A Secretaria Adjunta de Educação de Maricá iniciou, no último sábado (29/08), a capacitação de 254 professores que vão atuar no Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) na cidade. A abertura oficial dos trabalhos ocorreu no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, e os alfabetizadores vão atuar no programa em 2016. Este é terceiro ano do programa em Maricá e os profissionais qualificados têm seus certificados emitidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como curso de extensão.

Neste ano, as aulas serão ministradas em oito encontros realizados até dezembro nas escolas municipais Maurício Antunes de Carvalho (Boqueirão), Carlos Magno Legentil de Matos (Centro) e Vereador Aniceto Elias (Inoã). O cronograma de aulas de 2016 ainda será definido. De acordo com a coordenadora do Pnaic no município, Luciana Vianna, o foco de atuação deste ano serão as ciências sociais, naturais e as artes, além das aulas de letramento (Língua Portuguesa) e numeramento (Matemática).

Ainda segundo ela, os alunos mais atrasados – aqueles ainda não letrados por volta dos 10 anos – terão um reforço no contraturno das escolas. “Desde que começamos, o maior benefício que pudemos observar nos alunos que participam foi que eles assimilaram o princípio social da escrita, de mais aceitação de quem escreve”, avaliou a coordenadora.

Para  secretário municipal adjunto de Educação, Marcos Ribeiro, trata-se da continuidade de um projeto bem sucedido na cidade. “Muitos municípios nem conseguem começar alguns desses projetos, mas em Maricá este é o terceiro ano do Pnaic, que deu certo por aqui. Fazemos uma avaliação anual do programa e os resultados que tivemos foram muito bons”, garantiu.