“CRAS ao alcance de todos” promove ação em Morada das Águias

Ação do CRAS Itaipuaçu aconteceu na sede de uma igreja evangélica com diversos serviços gratuitos para a população

A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou sábado (29/08), mais uma edição do projeto “CRAS ao alcance de todos”, em parceria com a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na localidade Morada das Águias, no distrito de Itaipuaçu. Foram oferecidos os serviços de vacinação e aferição de pressão (PSF Recanto), grupos de convivência para crianças, adolescentes, idosos e gestantes (Fortalecimento de Vínculos/CRAS/Subsecretaria de Infância e Juventude), e oficinas de manicure, corte de cabelo, biscuit, maquiagem e brechó (CRAS-Igreja local).

O aposentado Pedro Alves Cabral, de 76 anos, assim como a esposa Maria Aurinete, 63, moradores da localidade Mato Dentro, foram vacinados contra a gripe Influenza. “Tomo vacina todo ano. É uma medida de proteção para quem tem mais idade”, disse Pedro. Outras vacinas, como Anti-tetânica, Hepatite B e Pólio, estavam sendo aplicadas pelos técnicos do Posto de Saúde da Família do Recanto. A Secretaria Municipal Adjunta do Trabalho e Emprego e o Sine manteve um espaço para orientação ao público. A Fundação Leão XIII ofereceu retirada de Carteira de Identidade (1ª e 2ª vias) e registros de nascimento. A Subsecretaria de Prevenção e Combate à Dependência Química também participou, com orientação e panfletos. O programa Bolsa Família orientou interessados para o cadastro no CADÚNICO, e encaminhou para atendimento no CRAS Itaipuaçu. “É a unidade local para cadastramento”, informou o funcionário  Alivan Christi. A dona de casa Taciana de Oliveira, 36 anos, mora há cinco em Itaipuaçu, mas nunca tinha procurado o programa. "Trabalhava em Niterói e não tinha tempo. Agora, estou desempregada, e espero me encaixar no perfil”, disse, com o filho David, de um ano e meio, ao colo.

Os irmãos Yuri, 10 anos, e Vinícius da Silva Conceição, 12 anos, fizeram lançamento de seu livro “As aventuras de Misquecy”, do projeto Pequenos Escritores, e deram muitos autógrafos. A mãe, Luciana Oliveira, 35 anos, estava radiante. “Eles são  bons alunos e muito dedicados”, disse. A manicure Eliane Santos Mendes, 35, cuidava das unhas de Adriana Alves Prestes, 34 anos. Dona de casa e com quatro filhos, Adriana é vizinha da igreja. “Já conhecia o trabalho social deles e agora, com esse apoio, estou gostando mais ainda”, disse. A ação do “CRAS ao alcance de todos”, atingiu um total de 115 pessoas atendidas: Fundação Leão XIII – 23 atendimentos; CRAS Itaipuaçu – 55 orientações e encaminhamentos; Unhas e Cabelo; Sub. de Prevenção à dependência Química – 3 atendimentos; Cadúnico- 7 atendimentos; Vacinação da gotinha e Influenza – 30 pessoas; Secretaria de Trabalho e Emprego – 11 atendimentos; Abordagem Social – 12 pessoas e Bazar Social (Brechó): 30 pessoas.

Presente ao evento, o secretário municipal adjunto de Assistência Social, Jorge Castor, informou que o principal objetivo do projeto é atender bairros carentes e populações mais necessitadas. “Esta é a terceira edição do projeto, que já foi realizado no Bairro Amizade e Bananal (Inoã), com sucesso. As secretarias de Saúde e de Trabalho, e instituições como a Leão XIII, são nossos parceiros", avaliou ele, que estava acompanhado das subsecretárias Laura Maria Vieira e Nancy Soeiro (Assistência Social), Sylvia Cantuária (Infância e Juventude), dos pastores Oliver Goiano e Clauder Peres, do bispo Vanderlei Carvalho (anfitrião) e de membros da Ordem dos Capelães do Brasil. "Estamos iniciando também uma parceria com as igrejas evangélicas, pois os pastores conhecem os moradores locais, muitos deles membros de suas igrejas, o que contribui muito no repasse da informação e da oferta dos serviços à comunidade. No Natal, estaremos realizando uma grande festa aqui, com presentes para as crianças e todos os serviços oferecidos pelo CRAS”, concluiu Castor.