Evento de nutrição estimula hábitos alimentares saudáveis

Ação de incentivo ao consumo de alimentos saudáveis acontece na Praça Conselheiro Macedo Soares, às 9h

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, por meio da Área Técnica de Alimentação e Nutrição de Maricá ( Atan) e com o apoio do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN4), realizará na próxima sexta-feira, (04/09), o evento "Comida de verdade no campo e na cidade". A ação acontecerá na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), das 9h às 13h. O objetivo é incentivar o consumo de alimentos in natura e dessa forma, resgatar hábitos alimentares mais saudáveis e reduzir o consumo de alimentos ultra processados, conforma as normas do Novo Guia Alimentar do Ministério da Saúde, explica Elisa Simas, Coordenadora da Atan de Maricá. "Aproveitaremos também para comemorar o Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto. Por isso convidamos toda a população e nossos colegas também. Acredito que o evento seja mais um passo na promoção da saúde coletiva do município", complementa Elisa. A subsecretária de Atenção Básica Claudia Souza comenta que o princípio da boa saúde está na alimentação, no que o corpo recebe para o seu bom funcionamento. "Qualquer evento que venha chamar a atenção para essa importância será sempre abraçado por todos nós, profissionais de saúde e população em geral", acrescenta.

Muitas atividades serão realizadas na ação. Entre elas, verificação da pressão arterial, avaliação de peso e altura, orientação nutricional, atividades de fisioterapia, exposição de produtores locais, cultura indígena, distribuição de preservativos, de material informativo e orientação sobre diversos assuntos da saúde tais como a importância do pré natal; aleitamento materno; planejamento familiar; tuberculose; hanseníase; saúde do idoso; hipertensão arterial , doenças sexualmente transmissíveis e outros.  "Nada melhor do que comemorar o dia do nutricionista através de uma campanha e promoção de saúde envolvendo todos os programas com foco na alimentação saudável", avalia Fernanda Spitz, Secretária Municipal Adjunta de Saúde.

Dentre os programas de saúde que estarão presentes na ação estão: Hipertensão e diabetes ( Hiperdia); Atenção à Saúde do idoso ( PASI); Combate à dengue ( PMCD); DST/AIDS/Hepatites virais; Tuberculose; Hanseníase; Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA); Tabagismo; Educação em saúde; Saúde mental; Saúde do homem e a Vigilância Sanitária.