Saúde do Trabalhador fará capacitação no Palladon

O Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest), promoverá capacitação nos dias 31/08 e 01/09, das 9h às 17h, no espaço de festas Palladon. O tema será “Vigilância em Saúde para a população exposta aos agrotóxicos”. O objetivo do curso é capacitar técnicos de Vigilância em Saúde (do trabalhador, epidemiológica, ambiental, sanitária e alimentar) e Atenção Básica (médicos, enfermeiros e agentes de saúde), para desenvolverem ações de diagnóstico, tratamento e projetos de Vigilância em Saúde. O curso será ministrado pelos professores Lise Barros e Pedro Cocarelli, com a carga horária de 16 horas, e entrega de certificados aos concluintes. Foram preenchidas as 80 vagas oferecidas e convidados representantes de 10 municípios das regiões Metropolitana, dos Lagos e das Baixadas Litorâneas. A realização é da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal Adjunta de Saúde. O Palladon fica à Rua Dilson Antonio Legentil, nº 1, Flamengo, Maricá.

O Cerest faz parte da Região Metropolitana de Saúde 2/2, sendo Maricá polo de municípios como Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim. Técnicos da Secretaria Municipal Adjunta de Pesca, Agricultura e Abastecimento de Maricá, também participarão do evento. Segundo o coordenador, Rodrigo Pereira, a intenção é promover uma formação continuada com os técnicos do setor, direcionada para as demandas das diversas categorias profissionais. “Já estamos programando a próxima capacitação, que será com os pescadores artesanais do município”, declara.

O Centro de Saúde do Trabalhador conta com 10 profissionais como médicos, dentistas, biólogo, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, e funciona anexo à Subsecretaria Municipal de Atenção Básica em Saúde, à Avenida Roberto Silveira, s/nº, 2º andar, Edifício Costa Azul.