"Sexualidade e crimes de ódio": filme encerra programação de agosto do Cineclube Henfil

0
323

O Cineclube Henfil apresenta nesta quarta-feira, (26/08), o documentário “Sexualidade e Crimes de Ódio”. A exibição é uma parceria da Secretaria Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia com o Cineclube LGBT Márcia Marçal, projeto da Coordenadoria de Políticas da Sexualidade e Diversidade Sexual LGBT, desenvolvido pela pasta de Direitos Humanos e Participação Popular, que durante todo o mês de agosto apresentou filmes voltados ao tema. A exibição acontece às 19h na Casa Digital, na Praça Orlando de Barros Pimentel, s/n, no Centro. A entrada é franca e não há restrição a idade.

O último filme do mês é o primeiro documentário alternativo dirigido e produzido por Vagner de Almeida e tem a co-produção de Dr. Richard Paker, autor de "Corpos, Prazeres e Paixões", "Abaixo do Equador", além de importantes trabalhos que possuem como tema a sexualidade e o HIV/AIDS. O filme desta quarta-feira é um protesto diante das denúncias de brutalidade cometida contra os homossexuais no Brasil.

Para se ter uma ideia da gravidade do tema, desde o início das filmagens em 2008, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, vários dos protagonistas dos filmes foram assassinados – 45 homicídios contra gays naquele ano foram registrados. Os dados retratam um ano de violência homofóbica, já que os índices são apenas os registrados nas delegacias de polícia e nos laudos dos hospitais. Segundo Carlos Alves, coordenador de Políticas da Sexualidade e Diversidade Sexual LGBT em Maricá, muitas das vitimas sequer chegaram a serem reconhecidas após a morte. “Elas foram assassinadas apenas por serem homossexuais. Devemos dar um basta à intolerância e este filme é um bom caminho para que as pessoas entendam e respeitem a opção sexual de cada um”, comentou Carlos Alves.