Assistência Social comemora Dia dos Psicólogos

A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social adiantou a homenagem ao Dia do Psicólogo (comemorado no dia 27 de agosto) e promoveu uma palestra, nesta terça-feira (25/08), ministrada pela psicóloga Fátima Alecrim, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Todos os psicólogos da rede assistiram à apresentação intitulada “Oferta da Escuta: Trabalho realizado em ambulatório; Práticas integrativas no âmbito social”.

Segundo Fátima, a diferença do ouvir e escutar é o que define o papel do psicólogo onde ouvir é um dos sentidos físicos e escutar é estar disposto a prestar atenção ao que solicita. Na apresentação, a psicóloga citou o fundador da psicanálise teórica e prática, Sigmund Freud, e destacou a importância da escuta analítica e seus efeitos sobre o sujeito. “É necessário entender a problemática do sujeito através da cultura na qual está inserido e não direcionar o reparo em apenas um ponto específico", avaliou a psicóloga. "Freud analisou que a oferta da escuta deve se sustentar em duas bases: a associação livre (quem solicita a escuta) e a atenção flutuante (aquele que se propõe a escutar)", acrescentou, emendando com uma sugestão aos profissionais presentes. “Aproveito para sugerir que os psicólogos também devem cuidar da sua saúde mental para que estejam pré-dispostos a atuarem com seus pacientes. Todos nós temos problemas, contas a pagar, decepções e se não cuidarmos das nossas questões acabamos nos envolvendo emocionalmente com os casos em análise, o que atrapalha no tratamento do paciente”, completou.

O secretário adjunto de Assistência Social, Jorge Castor, que acompanhou a apresentação ao lado da subsecretária Laura Costa, parabenizou todos os profissionais e agradeceu o empenho da equipe que trabalha na rede do município. “É satisfatória a eficiência do trabalho dos psicólogos da rede socioassistencial de Maricá, principalmente a equipe da secretaria, a qual só cresce e as responsabilidades aumentam", analisou. "Nosso objetivo é sempre atualizar os profissionais para bem atender aos usuários. Tenho orgulho em ouvir da subsecretária de Assistência Social do Rio de Janeiro, Nelma Azevedo e da ex-ministra do desenvolvimento de combate a fome, Marcia Lopes, que Maricá é um dos poucos municípios do Estado que desenvolve um serviço social de ótima qualidade para a população”, finalizou Castor.