Prefeitura interrompe temporariamente transporte gratuito oferecido à população

Em respeito à decisão do Tribunal de Justiça, por determinação do prefeito Washington Quaquá o transporte público gratuito, que beneficia diariamente milhares de pessoas desde dezembro do ano passado, será temporariamente interrompido.  O município lamenta a decisão, motivada pelo sindicato patronal das empresas de ônibus, que na prática impõe uma punição aos mais carentes por devolver esse enorme contingente de pessoas novamente à dependência dos caros e péssimos serviços prestados pelo monopólio que o sindicato representa. As recentes fiscalizações realizadas pelo poder público nessas empresas, cujo resultado foi a apreensão de dezenas de veículos que rodavam sem mínimas condições de segurança, são uma eloquente comprovação da necessidade de se dar fim a um modelo de concessão que tornou Maricá e seus moradores reféns de um grupo econômico.

A suspensão valerá até que sejam esclarecidas, junto ao Poder Judiciário, as dúvidas em relação à convergência entre itinerários da Empresa Pública de Transportes (EPT) e das concessionárias, uma vez que a medida judicial determina que os “vermelhinhos”  não circulem nos mesmos roteiros das linhas protegidas pela exclusividade. O serviço será retomado assim que os estudos de trajeto sejam concluídos pelos técnicos da autarquia de transportes. A Prefeitura também continuará recorrendo em todas as instâncias judiciais possíveis em defesa dos interesses dos seus munícipes.

O direito à mobilidade resgatado com a Tarifa Zero de Maricá é uma conquista de todos os moradores da cidade. Esse modelo os transformou em referência nacional na luta contra o enorme poder dos grupos que controlam o transporte público em todo o país. O compromisso do prefeito Washington Quaquá e de todo o governo com essas pessoas continua inalterado. A EPT não só vai continuar como o sistema será ampliado e melhorado até que todo o transporte municipal seja gratuito.