Comitiva de banco da Tanzânia visita Maricá para conhecer a moeda Mumbuca

Uma delegação vinda da Tanzânia, país situado na costa leste do continente africano, visitou Maricá nesta terça-feira (18/08) para conhecer o funcionamento da Moeda Social Mumbuca, a primeira experiência com moeda social associada a cartão de débito do Brasil. O prefeito Washington Quaquá recebeu a comitiva, composta por membros da direção do banco de investimentos DCB Commerce, na Casa de Darcy Ribeiro, em Cordeirinho, e explicou a forma como o sistema gera renda e crédito para as 14 mil famílias beneficiadas. O encontro foi promovido pelo Instituto Brasil África, entidade com sede em Fortaleza que promove a aproximação entre o Brasil e o continente africano em diferentes setores.

Após uma rápida passagem pelo Paço Municipal, o grupo seguiu para Cordeirinho, acompanhado do secretário adjunto de Economia Solidária, André Braga. Durante a reunião, Washington Quaquá descreveu os benefícios para o comércio e a melhoria nas condições de vida dos atendidos pelo programa que, segundo ele, foi inspirado em modelo utilizado em Bangladesh. O prefeito também anunciou uma novidade: cerca de 2 mil jovens que vivem nos recém-inaugurados condomínios do programa ‘Minha casa, Minha Vida’ em Maricá vão receber 100 mumbucas (o equivalente a R$ 100) para fazerem cursos profissionalizantes.

“Este será um projeto piloto que vamos aplicar, primeiro, nos condomínios do programa em Itaipuaçu e Inoã", informou o prefeito. "Mais tarde, de acordo com os resultados, queremos gradativamente oferecer esta mesma ação a outros beneficiados pela moeda”, acrescentou, antes de ouvir as perguntas dos integrantes da comitiva chefiada pelo diretor do banco DCB, Edmund Mkwawa. Para o vice-diretor do comitê de investimentos da instituição, Lucian Msambichaka, a Moeda Mumbuca é uma experiência que traz uma nova ideia de combate à pobreza e de melhoria para a vida das camadas mais pobres da população. Após agradecer pela apresentação, Msambichaka convidou o Washington Quaquá para visitar a Tanzânia e ver como o banco opera programas similares naquele país.

Em seguida, a comitiva retornou ao centro da cidade e visitou o espaço onde funciona o Banco Palmas, gestor da moeda Mumbuca. Ali, recebeu esclarecimentos mais detalhados sobre a operação do programa. Segundo o presidente do Instituto Brasil África, João Bosco Monte, o grupo está conhecendo diversas experiências de economia solidária. Antes, os tanzanianos já haviam travado contato com a experiência que funciona no morro do Preventório, em Charitas, na zona sul de Niterói.

“A Mumbuca é uma referência bem sucedida e reconhecida internacionalmente desses programas, e essa visita é mais um sinal disso", avaliou o secretário André Braga. "O DCB é uma instituição que fomenta iniciativas como essa e, agora que eles vieram nos conhecer, abrimos a possibilidade de uma futura parceria que poderá ser muito benéfica para quem usa a Moeda Mumbuca”, completou o secretário.