Assistência Social realizou conferência municipal com palestra da ex-ministra Márcia Lopes

A Secretaria Adjunta de Assistência Social, através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), promoveu nesta quinta-feira (13/08), na sede do Rotary Club, a X Conferência de Assistência Social de Maricá com a participação dos representantes de entidades sociais, dos usuários e trabalhadores da política desta área. Foram eleitos quatro delegados suplentes que irão representar Maricá na Conferência Estadual, além dos novos integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social para a gestão 2015-2017.

Após a leitura e aprovação do Regimento Interno, a ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e ex-secretária Nacional de Assistência Social, Márcia Lopes palestrou sobre o pacto federativo e a consolidação do SUAS; o fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática; e o enfrentamento das situações de desproteção social e cobertura de serviços (programas, projetos, benefícios e transferência de renda). “O SUAS veio exatamente para unificar e integrar todas as iniciativas. Nenhum programa é só da instância federal”, destacou. “O Bolsa Família, por exemplo, é um programa nacional e pertence à todos, e é melhor ainda quando o município se empenha, adere e desenvolve outras iniciativas de acordo com suas necessidades”, acrescentou Márcia Lopes. A ex-ministra aproveitou para destacar o trabalho de assistência social do município. “Maricá está em um nível superior de muitos municípios e, até estados, com relação à proporção da população e número de CRAS. Fiquei admirada em ver o comprometimento da equipe em desenvolver políticas públicas do SUAS que garantem aos moradores dignidade e qualidade de vida”, completou.

De acordo com o secretário adjunto de Assistência Social, Jorge Castor, a ideia é transformar cada equipamento da pasta na própria casa do usuário, desde a estrutura física dos locais de atendimento até a atualização da capacitação dos profissionais. “Meu objetivo é humanizar a secretaria, capacitando os técnicos de uma forma mais ética, responsável e competente. Temos que ter consciência de que a assistência social é hoje uma política pública, que tem que ser participativa e levada a sério, e pensar naquilo que realmente queremos para o nosso município, afirmou Castor.

Para a subsecretária estadual de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma Azeredo, a conferência é um momento importante de reflexão e de traçar as novas diretrizes para identificar o que considera fundamental para os serviços sociais populacionais. “Aqueles que trabalham com o SUAS no dia-a-dia contribuem com uma sociedade mais justa e igualitária”, ressaltou Nelma.

Também participaram da conferência a presidente do CMAS de Maricá, Dayse Borborema; o secretário executivo de Políticas Sociais e representando o prefeito Washington Quáquá, Alexandre Rodrigues; presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro (CEAS), Patrick Ataliba; a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Tanguá, Dolores Otero, entre outras autoridades.