Saúde em Movimento visita o bairro do Retiro

Moradores esclareceram dúvidas sobre programas da Secretaria Adjunta de Saúde em atividade nesta quarta

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde realizou nesta quarta-feira (12/08), por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, a ação “Saúde em Movimento”, na Unidade de Saúde da Família (USF) no bairro Retiro. Durante toda a manhã, a população recebeu orientação sobre diversos assuntos, pode aproveitar uma massagem relaxante e fez auriculoterapia. Além disso, 15 pessoas verificaram a pressão arterial e 21 fizeram o teste de glicemia capilar, além das distribuição de material informativo e preservativos.

O objetivo maior do evento foi combater a dengue e realizar atividades preventivas e de cuidado. Entre os programas presentes estavam Combate à Dengue (PMCD); Educação em saúde; Hanseníase; Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA); Saúde do Idoso (PASI); DST/AIDS; Hipertensão e Diabetes (Hiperdia); Tabagismo; Saúde bucal e Saúde do Homem. Para a coordenadora da Unidade de saúde do Retiro, Rosa Maria Correia da Silva, o desejo com a atividade foi o de enfatizar a importância da saúde preventiva. “Foi muito importante para a comunidade. Queremos oferecer assistência à população. Juntar todos os programas da Atenção Básica aumenta a prevenção”, declarou Rosa.

A população aprovou a ação. “Verifiquei a glicose e a pressão e ainda peguei orientação sobre planejamento familiar. Foi uma benção participar da ação”, disse a dona de casa Manoela Trajano Costa, de 25 anos. Para Kelly Peres de Carvalho, de 29 anos e também dona de casa, a atividade foi excelente. “Precisava dessas informações. Gostei muito”. Quem também aproveitou e participou foi o motorista Avenir da Silva, de 64 anos. Segundo ele, essa ação foi uma maneira de alcançar as pessoas que têm dificuldade de acesso às informações sobre os serviços ofertados. “Verifiquei a glicose e estou muito feliz com a ação”, afirmou o motorista. “Esse tipo de evento é importante para aproximar a população das equipes de saúde, a fim de melhorar a qualidade de vida”, afirmou Fernanda Spitz, secretária municipal adjunta de Saúde.