Trecho da RJ-102 na orla de Jaconé também recebe urbanização da prefeitura

Obras da Prefeitura de Maricá na RJ-102, via que corta a região litorânea, chegarão até o limite com Saquarema

As melhorias que a Prefeitura de Maricá realiza no trecho da RJ-102 que corta a região litorânea da cidade vão chegar até o limite com a vizinha Saquarema. Uma das equipes que atuam na urbanização da via começou a preparar a parte que fica no lado maricaense da orla de Jaconé, bairro que é dividido entre os dois municípios. A intervenção terá cerca de quatro quilômetros de extensão, entre a área do futuro porto e a Rua 60.

Assim como no restante da RJ-102, o trecho de Jaconé também vai receber pavimentação, iluminação e sinalização vertical e horizontal, além de uma ciclofaixa e um calçadão. Na parte que fica entre Ponta Negra e Barra de Maricá, onde a via se chama Avenida Maysa, as obras iniciadas no fim de julho seguem a todo vapor. Outras cinco equipes atuam nos quatro bairros por onde passa a estrada. Em todas as partes, estão sendo colocadas pedras que darão reforço à base e facilitar a drenagem do leito nos dias de chuva.

Nos locais onde a intervenção já passou, a equipe da Secretaria Municipal Adjunta de Obras começou a instalar as peças de meio-fio da via. O trabalho seguirá por toda a extensão de 12,5 km até Ponta Negra para que, em seguida, seja concluída sua urbanização. De acordo com o secretário adjunto Marcos Câmara, a expectativa é que todos os trechos estejam prontos até dezembro, inclusive em Jaconé.

Após as intervenções, a Avenida Maysa deverá passar a integrar o sistema binário de trânsito da orla da região litorânea, com a nova pista sendo utilizada no sentido Barra-Ponta Negra – o sentido oposto seria feito pela recém-urbanizada Avenida Reginaldo Zeidan (antiga Estrada Beira de Lagoa), que recebe as últimas intervenções no trecho entre as ruas 141 e Manoel Fonseca, já em Cordeirinho. O leito da estrada é alvo de constantes reclamações de motoristas e moradores, em razão dos muitos buracos no piso em toda a sua extensão.

O ofício que autoriza a Prefeitura de Maricá a realizar as intervenções necessárias para sua recuperação foi assinado no dia 10 de julho pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Rio (DER-RJ). O documento diz, ainda, que o projeto para a via deverá passar por aprovação do DER-RJ e que sua execução será acompanhada por fiscais do órgão. Paralelamente, o governo estadual e o município encaminham o processo de transferência definitiva da via para o controle da Prefeitura.