Secretaria de Educação promove formação para professores

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal Adjunta de Educação realizou, na tarde desta quarta-feira (05/08), a palestra “Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa”, com Aimi Tanikawa de Oliveira, mestra em Diversidade e Inclusão pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Assessora de Educação Especial da Fundação Municipal de Educação de Niterói. Trinta professoras que trabalham em salas de recursos das escolas da rede municipal e a equipe da inclusão da secretaria participaram da atividade que teve por objetivo o aperfeiçoamento da comunicação alternativa e atividades que buscam dar mais autonomia ao aluno com necessidades especiais.

Segundo a Coordenadora do Atendimento Educacional Especializado/Sala de Recursos, Maria Aparecida Serra, a formação é de extrema importância para esses profissionais. “ Nossos professores estão diretamente ligados aos alunos especiais e se aperfeiçoando mais ajudam no desenvolvimento deles em sala de aula", avaliou Maria Aparecida. "Essas oficinas nos ensinam a usar a criatividade para facilitar e tornar mais confortável o aprendizado do aluno com necessidades especiais”, emendou.Ainda segundo a coordenadora, o objetivo com a atividade é o de fazer com que os profissionais sejam multiplicadores desses aprendizados, expandindo-os por toda a rede e procurando dar mais flexibilidade e autonomia aos alunos com necessidades especiais. "Não vamos parar por aqui, temos planos para outras formações. Desde o início do governo nossa preocupação e empenho tem sido em favor da inclusão dessas pessoas, definitivamente, na sociedade. Não mediremos esforços, afinal somos todos iguais”, acrescentou o vice-prefeito e secretário municipal adjunto de Educação, Marcos Ribeiro.