Meio Ambiente inicia restauração das funções hídricas do Rio Ubatiba

0
642
Área escolhida servirá como reservatório natural, com capacidade de estocagem de 36 milhões de litros de água

O programa “Maricá + Verde”, em parceria com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), através do programa socioambiental de reflorestamento “Replantando Vidas”, iniciou a elaboração do Projeto de Restauração das funções hídricas do Rio Ubatiba, que terá toda a mão-de-obra sob a responsabilidade dos internos do sistema penitenciário, realizando o plantio de cerca de 15.000 mudas nativas da mata atlântica, como Ipê Amarelo (Tabebuia chrysotricha) e Jacarandá (Jacaranda mimosaefolia)

A área escolhida, localizada na Fazenda Toulon é uma várzea que servirá como reservatório natural, com capacidade de estocagem de aproximadamente 36 milhões de litros de água que irão influenciar diretamente o lençol freático da área acima. Com isso, haverá uma interferência positiva em toda a bacia do Rio Ubatiba, contribuindo para diminuir os efeitos da estiagem sobre a oferta da água. A área ocupa aproximadamente 60 mil m². O início das atividades está previsto para o mês de setembro de 2015.

O Rio Ubatiba apresenta uma vazão muito instável, variando de 20 a 120 l/s de acordo com a disponibilidade hídrica. Esta grande variação é típica de bacias hidrográficas mal manejadas, cuja capacidade de infiltração e armazenamento de água foi prejudicada. Com isso, o tempo de concentração da água na bacia acabou ficando cada vez menor.