Competição de Mountain Bike marca inauguração de projeto social

Neste sábado (08/08) acontece no bairro do Caju o Circuito Brabus Racing Maricá, uma competição de mountain bike que terá um percurso totalizando 30 km, considerado de nível intermediário. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Maricá, através das secretarias adjuntas de Esportes, Turismo e Educação, e da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj). Os atletas cortarão trilhas, estradas e ladeiras de várias localidades. Os cinco melhores serão premiados com troféus de cada categoria (Sub35, Master e Feminino).

A largada acontece às 10h, na Escola Municipal Jacinto Luiz Caetano, no bairro do Caju, onde também será a chegada da competição. Da escola, os ciclistas seguem para a Serrinha, trecho mais técnico do percurso, entre os bairros do Caju e Manoel Ribeiro, chegando à Rua Antônio Callado. O grupo percorrerá toda a extensão da Estrada do Pindobal, retornando até a escola e completando a volta – serão três.

A prova também faz parte da programação de lançamento da Escolinha Brabinhos Bike e a taxa de participação do circuito será de R$ 20, sendo o valor arrecadado revertido para a manutenção da escolinha. Para a participação é obrigatório o uso do equipamento de proteção (capacete, luva e óculos). O evento não será restrito aos competidores de alto rendimento: estão previstas atividades para toda a família no local. Um circuito infantil, “Dentro da Escola” começa às 9h e será uma forma de estimular as crianças à prática esportiva. No final, os pequenos receberão medalhas pela participação.

Outro percurso, com aproximadamente 15 km, chamado de “Cicloturismo”, será realizado para os mais velhos, a partir das 10h. A ideia é divulgar as belezas naturais de Maricá, tendo a bicicleta como meio de locomoção. A modalidade não visa o ciclismo competitivo e todos os participantes são considerados vencedores. Quem quiser sair do Centro e ir pedalando pode acompanhar ainda o projeto “Pedala Maricá”, da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo. O local de concentração será na Praça Conselheiro Macedo Soares, às 8h.

A Escolinha Brabinhos Bike é um projeto social gratuito, com 10 bicicletas, camisas, capacetes e luvas, doados pela Fecierj para atender dez crianças da Escola Municipal Jacinto Luiz Caetano, no Caju. As crianças serão indicadas pela direção da unidade de ensino e a escolha se dará através de avaliação de comportamento, sociabilidade, companheirismo, respeito ao professor e aos colegas, além de resultado em avaliação teórica e prática. A cada semestre serão introduzidos cinco novos alunos, totalizando 20 formados ao final de 18 meses. Para continuar participando do projeto, os alunos selecionados deverão estar com frequência regular e apresentar boas notas.