Secretaria faz ação pelo Dia Estadual de Conscientização e Combate à Hanseníase e Tuberculose

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, por meio dos Programas Municipais de Controle da Tuberculose (PMCT) e de Hanseníase realizará na próxima quarta-feira (05/08), das 9h às 13h, na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do turismo), no Centro, ação em comemoração ao “Dia Estadual de Mobilização de Combate à Tuberculose e pelo Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase”.

Entre as atividades previstas estão a verificação de pressão arterial e de glicemia capilar, exame prostático específico (PSA), distribuição de preservativos, distribuição de informativos, avaliação nutricional e orientações sobre diversos assuntos da saúde. Além dos programas Tuberculose e Hanseníase estarão presentes os programas DST/AIDS/Hepatites virais; Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA); Educação em Saúde; Saúde do Idoso (PASI); Hipertensão e diabetes (Hiperdia); Saúde mental; Combate à dengue (PMCD); Tabagismo; Saúde do homem e a Área técnica de Alimentação e Nutrição. Para participar é só comparecer. Não é necessário levar documentação.

Fernanda Spitz, Secretária Municipal Adjunta de Saúde relata que após 133 anos da descoberta do bacilo causador da tuberculose, muitas pessoas ainda são acometidas pela doença no mundo inteiro e a prevenção é essencial.  “A iniciativa de se fazer uma grande mobilização tem como objetivo alertar a população para os sintomas e também promover o diagnóstico precoce e o tratamento da doença. Além disso, estaremos juntos para prevenir a hanseníase”, diz a secretária.