Prefeitura divulga programação do “Espraiado de Portas Abertas” deste domingo

Evento de turismo rural acontece neste domingo (02/08) com degustação do "feijão-guandu" e passeio ciclístico

A Secretaria Municipal Adjunta de Turismo divulgou a programação completa do “Espraiado de Portas Abertas”, tradicional festa de turismo, cultura e gastronomia de Maricá, que acontece neste domingo (02/08). Além da culinária com o “feijão-guandu”, tema desta edição, e outros elementos comuns da região (peixe, banana e aipim), a programação inclui shows gratuitos do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol”, passeio ciclístico com o “Pedala Maricá” e a debulhação do guandu, um dos elementos culturais mais importantes do Valedo Espraiado.

Dezenas de fazendas, ranchos e estabelecimentos comerciais ao longo dos sete quilômetros da Estrada do Espraiado, asfaltada pela atual administração municipal, receberão mais uma vez os visitantes com o melhor das tradições locais – artesanato com fibra de bananeira, tapeçarias, pratos típicos, produtos da região (mel, geleias artesanais e bijuterias) e visitação à Igreja de São João e capelas de Santo Antônio e São Jorge.

Passeio ciclístico

O “Pedala Maricá”, projeto de incentivo ao ciclismo, é uma das atrações do “Espraiado de Portas Abertas”. A atividade é recomendada para pessoas de qualquer idade, mas menores de 14 anos devem estar acompanhados de um responsável. Não é preciso se inscrever, basta comparecer na concentração com sua bicicleta. Serão disponibilizados um caminhão para transportar as bicicletas e um ônibus para levar os participantes até o local de início. A saída será às 9h, na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro.

Debulhar o guandu

No Sítio do Riacho, os visitantes participarão da colheita, às 10h, com supervisão da proprietária Regina Sebould e, em seguida, o guandu será debulhado no casarão do Alonso Moraes – imóvel colonial de 200 anos que pertenceu ao bisavô e está em restauração. Após a atividade, será servido um lanche com café, bolo de milho e bijú, além de informações e receitas com o produto agrícola.

Cultivado até hoje por alguns moradores, na maioria das vezes em pequenas plantações para uso próprio, o guandu é considerado um feijão raro, apesar de ser muito utilizado na culinária, e é conhecido também por sua semelhança com a vagem.

Shows gratuitos

A programação musical fica por conta dos artistas locais do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”. Serão sete shows gratuitos, a partir das 12h, com repertório variado no ritmo do samba, pop, rock, MPB, axé, forró e música sertaneja.

Confira a programação:

Bar e Mercearia do Cauby