Saúde programa atividades pela Semana Mundial de Aleitamento Materno

Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), realizará entre os dias 03 e 07 de agosto uma série de atividades no município.

Durante a semana, o PAISMCA fará ações educativas junto à sala de coleta de Leite Humano de Maricá. Com o tema ‘Amamentação e Trabalho – para dar certo o compromisso é de todos’, será celebrada do dia 1º ao dia 07/08 a Semana Mundial de Aleitamento Materno. "Em Maricá, nossas ações irão de 3 a 7 de agosto”, diz a coordenadora do PAISMCA, Maria Magdalena Kelly.

A coordenadora destaca ainda a “Hora do Mamaço”, evento que acontece em cidades brasileiras, através de um grande movimento de sensibilização nacional em relação à importância de amamentar. “Mais de 25 cidades já estão engajadas para reunir mães e bebês em um movimento de amamentação pública e pacífica para a conscientização da sociedade do ato de amamentar”. A Hora do Mamaço em Maricá acontecerá na quarta-feira (05/08), às 9h, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro. “Todas as mamães estão convidadas. O objetivo é chamar a atenção de mães, pais e sociedade como um todo sobre a importância do aleitamento não apenas nos seis primeiros meses”, afirma a coordenadora. “A amamentação é uma ato de amor e oferece saúde às crianças. Todas estão convidadas para participar da Hora do Mamaço em Maricá”, completa a secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz.

Para participar é só comparecer. Não é necessário levar documentação. Segue o cronograma com as atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno em Maricá.

Segunda-feira (03/08)

Posto Central – das 9h às 17h – Informações sobre a amamentação, a importância da doação de leite humano; roda de conversa; exposição de cartazes;

Terça-feira (04/08)

Maternidade do Hospital Municipal Conde Modesto Lea – 9h – Vídeo educativo sobre a importância e os sentidos da amamentação; roda de conversa e orientações;

Quarta-feira (05/08)

Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel – 9h – “Hora do Mamaço” – Mães reunidas e amamentando ao mesmo tempo; rodas de conversas; orientação e higienização das cavidades orais dos bebês, orientação sobre a importância do aleitamento materno; distribuição de material informativo;

Temas que serão tratados na Hora do Mamaço:

Amamentação exclusiva e alimentação de transição (Nutricão)

Posição e pega correta (Fonoaudiologia)

Importância do aleitamento materno exclusivo (Pediatria)

Orientação da fisioterapia na gestação e puerpério (Fisioterapia e Assistência Social)

Importância da doação de leite humano (Enfermagem)

Orientação sobre planejamento familiar

Orientação odontológica

Shiatsu terapia e drenagem linfática

Quinta-feira (06/08)

Posto Ponta Negra – 9h – Informações sobre amamentação, importância da doação de leite humano e roda de conversa;

Sexta-feira (07/08)

ESF Inoã I – Unidade Básica de Saúde Caio Figueiredo – Informações sobre amamentação, importância da doação de leite humano e roda de conversa;