Saúde comemora Dia dos Avós com ação no Centro

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, por meio do Programa de Atenção à Saúde do Idoso (PASI), realizou uma série de atividades nesta segunda-feira (27/07) para homenagear os idosos, em comemoração ao Dia Nacional dos Avós. O evento foi realizado na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), no Centro, das 9h às 13h.

Na ocasião, 80 pessoas verificaram a pressão arterial e fizeram o teste de glicemia capilar, 11 homens realizaram o exame prostático específico (PSA). Durante o evento, o Dia Mundial da Hepatite também foi lembrado e nove pessoas com idade de 14 a 29 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, foram vacinadas contra a Hepatite B. Além disso, houve fisioterapia, alongamento, distribuição de material informativo e orientações sobre vários assuntos. O Grupo Musical Nossa Alegria, da Casa da Terceira Idade, animou o evento com diversas músicas.  Para Sheyla do Rosário Saraiva, coordenadora do PASI, o objetivo de comemorar o dia dos avós foi alcançado. “Nossa intenção foi informar os idosos de forma mais específica. É o PASI falando um pouco mais para os cuidadores de idosos, os familiares deles e para os próprios idosos”, afirmou.

A população aprovou a ação. Para a pensionista e bisavó Maria Aparecida da Silva, 69 anos, moradora de Itapeba, as atividades foram boas, pois as pessoas têm a oportunidade de saberem se a saúde está em dia. Pedro Cordeiro da Silva, de 66 anos é militar e morador de Cordeirinho. Ele e sua esposa, a cabeleireira Maria de Fatima dos Santos Silva, de 60 anos, compareceram à ação, verificaram a pressão arterial e a glicose. “Estou muito feliz em participar dessa comemoração pelo dia do vovô”, disse Pedro. “Essa iniciativa é positiva. É bom sabermos como está a saúde”, disse Maria de Fatima. “Sem dúvida, a lembrança maior de nossa infância e de toda a vida é a de nossos avós. Nós da saúde temos mais do que obrigação. Temos prazer em atender e cuidar dos idosos, a fim de que eles tenham dignidade nessa etapa de vida, na qual todos nós passaremos”, declarou Claudia Souza, subsecretária de Atenção Básica.

Os programas da Atenção Básica também estavam presentes auxiliando o PASI. Entre eles, Saúde Mental; Hipertensão e diabetes (Hiperdia); Educação em saúde; Combate à dengue; Tuberculose; Hanseníase; Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA); Saúde do homem; DST/Aids; Saúde Bucal;  Área Técnica de alimentação e Nutrição (ATAN) e a Vigilância do trabalhador. "Em comemoração ao dia dos avós, o PASI realizou essa atividade de saúde coletiva. O foco principal foram os idosos, mas todos foram atendidos no evento. É muito importante cuidarmos dos nossos idosos que hoje vivem a melhor idade", destacou a secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz.