Circuito Ecológico: travessia Espraiado-Tomascar é domingo

Travessia, entre os municípios de Maricá e Rio Bonito, é uma caminhada pesada com oito horas de duração

A travessia Espraiado-Tomascar, uma das trilhas mais procuradas pelos participantes, é a edição deste domingo (26/07) do Circuito Ecológico de Maricá. O passeio, entre o município e a cidade vizinha Rio Bonito, é gratuito e realizado pela Secretaria Municipal Adjunta de Turismo. As inscrições são feitas somente na secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até esta sexta-feira (24), das 8h às 17h.

Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física – o circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos. Considerada pesada, com oito horas de duração, a trilha possui trechos de subidas íngremes pelo Vale de São Francisco, no Espraiado, até o Vilarejo de Tomascar, em Rio Bonito – onde existe uma fazenda desativada com moinho de farinha de roda d’água construída pelos escravos.

Durante o percurso, estão previstas paradas em riachos, cachoeiras e piscinas naturais, além de um almoço de confraternização no Restaurante da Marilene, com fogão à lenha (pago a parte). “Os pratos custam em torno de R$ 20 para os participantes do projeto”, destaca a coordenadora Márcia Freitas, guia turística especializada em ambientes marinhos e costeiros pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que acompanha os participantes nas trilhas.

O ponto de encontro será em frente ao Sítio do Riacho, no Espraiado. Uma opção para quem não for de carro é pegar um ônibus direto para o bairro, às 8h20, na Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro. A orientação da secretaria é que os participantes usem roupas leves e trajes de banho, calçado apropriado e chapéu, além de levar água (2 litros, no mínimo), lanche, protetor solar e repelente. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

O Circuito Ecológico é realizado desde setembro de 2013 e reúne, em média, 30 pessoas semanalmente a partir de 7 anos de idade. A secretaria já promoveu mais de 100 passeios em 16 circuitos ecológicos da cidade – Serra do Caju (Centro); Caminhos de Darwin e Pedra de Itaocaia (Itaipuaçu); travessia Silvado/Espraiado; Pedra do Silvado; travessia Espraiado/Tomascar; Vale de São Francisco, Cascata da Lagoinha e Rio Caranguejo (Espraiado); Ponta do Fundão (Barra de Maricá); Praia da Sacristia (Jaconé); Farol de Ponta Negra e travessia Sacristia/Farol (Ponta Negra); Serra do Camburi e travessia Cassorotiba/Camburi (Retiro); além da Restinga e aldeia indígena Mata Verde Bonita (São José do Imbassaí).