Secretário de Segurança planeja criação de unidade da PM em Maricá para 2016

Em visita ao centro de videomonitoramento, ainda em construção, Beltrame afirmou que atitude do governo é visionária

Em visita à Prefeitura de Maricá, na manhã desta terça-feira (21/07), o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, afirmou ao prefeito Washington Quaquá que já estuda o desmembramento do município da área de influência do 12º BPM, de Niterói. A medida vai ao encontro do que o prefeito vem pedindo ao governo estadual desde o início da atual gestão.

Beltrame salientou a importância do aumento do efetivo policial em Maricá e anunciou reforço para o município no primeiro semestre de 2016, após a conclusão do curso de formação de oficiais, que atenderá a Maré. “O curso de oficiais está em etapa final e irá atender a população da Maré. Em seguida, faremos a ligação com Maricá. Não digo que Maricá receberá um batalhão, termo se remete ao militarismo, em cuja estrutura perdemos 20% da tropa para funções burocráticas. Maricá receberá uma polícia transparente nos mesmos moldes das que serão implantados em Nova Iguaçu e Araruama”, disse. “Parto do princípio que o policial tem que estar na rua atendendo a população e prestando um serviço de qualidade, uma política totalmente operacional. Maricá merece”, reforçou o secretário estadual, que recebeu o título de Cidadão Maricaense das mãos do vereador Robson Dutra.

Quaquá relatou a Beltrame o objetivo de contratar policiais para fecharem as saídas da cidade, com guaritas e viaturas para as abordagens táticas no combate à entrada de drogas e armas no município, associando a isso a construção de uma companhia independente com recursos próprios. Além disso, o secretário municipal adjunto de Assuntos Estratégicos, Beto Bastos, entregou a Beltrame o projeto “Território da Cidadania”, cujo conceito é ocupar áreas da comunidade de Maricá com uma série de programas sociais junto com a guarda municipal cidadã que será treinada para realizar esse processo e, futuramente, a construção do Centro de Cidadania e Cultura Popular para atender à população.

Participaram da solenidade o prefeito Washington Quaquá; os secretários municipais executivos de Chefia de Gabinete, Carlos Manoel, de Administração, Márcio Leite, de Infraestrutura, Fernando Rodovalho, e de Políticas Sociais, Alexandre Rodrigues; o secretário municipal adjunto de Segurança, Fabricio Bittencourt, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Maricá, Amilar Dutra; o vereador líder do governo, Robson Dutra; o vereador Adelso Pereira, entre outras autoridades.

Beltrame visita prédio do GGIM

Após solenidade no Paço Municipal, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro conheceu o prédio que abrigará o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que consiste em um centro de videomonitoramento com 30 câmeras instaladas por diversos pontos da cidade. “O governo está tendo uma atitude inteligente e visionária”, reforçou. O prefeito Washington Quaquá destacou que o GGIM faz parte de um projeto que pretende unir políticas sociais com a segurança pública. “Não se combate violência com polícia apenas. Tem que ter polícia, mas tem que ter política social também”, afirmou.

Segundo Beltrame, são estas as políticas de segurança pública que devem ser criadas para combater a criminalidade, além de também facilitarem na identificação de outros assuntos que demandam uma resposta rápida. Depois de conhecer o GGIM, Beltrame e o prefeito seguiram para o bairro do Caxito, em uma área de 48 mil m² disponibilizada para a construção da nova unidade da Polícia Militar, cuja previsão é chegar a Maricá no início de 2016. “Na minha concepção, em Maricá estamos tendo uma visão completa do que seja segurança pública”, disse o secretário de Segurança.