Após obras de reforma e ampliação, Maricá reinaugura unidade de saúde em Inoã

Unidade de saúde vai contribuir para a estruturação e o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família e melhorar atendimento à população

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, reinaugurou na última sexta-feira (17/07) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Caio Figueiredo, no bairro Inoã, após obras de reforma e ampliação. A unidade tem como propósito contribuir para a estruturação e o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família e, dessa forma, atender melhor a população local. O investimento na obra de reforma e ampliação da UBS foi de R$ 142,8 mil, sendo R$ 136,7 mil de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e R$ 6 mil em recursos municipais provenientes do repasse de royalties.

A expectativa é de que sejam realizados, diariamente, cerca de 60 atendimentos médicos por meio de duas equipes de Saúde da Família, além de outros procedimentos, como vacinação, curativos e coleta de exames laboratoriais. Ao todo a unidade de saúde possui duas enfermeiras, três médicos, 11 agentes comunitários de saúde e duas técnicas de enfermagem. A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) também oferecerá suporte com psicólogos e fisioterapeutas.

Representando o prefeito Washington Quaquá, o secretário municipal executivo de Políticas Sociais, Alexandre Rodrigues, ressaltou que a obra é a prova de que o desenvolvimento da cidade também se dá pelo desenvolvimento do atendimento às condições de vida humana. Para a secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz, reinaugurar a unidade foi a vitória de mais uma grande batalha. “Foram meses de muito trabalho para que a UBS ficasse pronta e adequada para atender a população. Estamos muito felizes”, declarou.

A população aprovou a reforma. “Vai fazer quatro anos que moro em Inoã. Eu passava aqui e via o posto aberto, mas ruim. Agora vejo uma grande diferença. Está tudo organizado”, disse a doméstica Noêmia da Cunha Lima Souza. A dona de casa Maria das Graças destacou que nunca viu um posto tão bonito. “É bom para a gente e para nossos filhos. Antes eu precisava ir a outro posto que precisava atender quem mora lá e quem mora aqui. A Prefeitura está de parabéns”, completou.

Nova estrutura

O posto recebeu parte do novo lote de material permanente adquirido para todas as unidades de saúde do município, tais como 22 geladeiras de vacina, 24 detectores fetais, 24 balanças de pé e outros equipamentos. Os recursos, da ordem de R$ 394,4 mil, são provenientes de emenda apresentada pela deputada federal Benedita da Silva. “Não basta fazer a reforma. É necessário ter os equipamentos para atender a população. Foi muito importante contribuir para ajudar o Sistema Único de Saúde. Queremos os postos abertos e com bons equipamentos para cuidar de nossas gestantes e bebês para que o atendimento seja feito com segurança e cada vez melhor para toda a população”, afirmou a deputada.

"Mudamos a parte elétrica e hidráulica, e instalamos climatização. Tudo para que as pessoas sejam bem cuidadas e que tenham conforto”, explicou a subsecretária de Atenção Básica, Claudia Souza. Com a reforma, as portas passaram a ter 90 cm, ideais para mobilidade de cadeirantes, além de piso tátil e um banheiro adaptado. A unidade conta agora com três banheiros para pacientes, sendo um para portador de necessidades especiais; dois banheiros para funcionários; cinco consultórios – para saúde da mulher (exame preventivo e pré-natal), odontológico, de enfermagem e dois clínicos –; uma sala de curativo; uma para dispensação de medicamentos; uma de imunização; uma de reunião; além de recepção e copa para os funcionários.

A Unidade Básica de Saúde Caio Figueiredo fica na Travessa Caio Figueiredo, s/nº, Inoã. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O município de Maricá dispõe de outras 17 Unidades de Saúde da Família, compostas por 19 equipes e outras seis unidades básicas tradicionais.