Saúde oferece diversos serviços em comemoração ao Dia Nacional do Homem

Através do Programa de Saúde do Homem, foram realizados 31 exames PSA, 82 pessoas verificaram pressão arterial e 62 fizeram teste de glicemia capilar

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde comemorou o Dia Nacional do Homem nesta quarta-feira (15/07) com uma série de serviços oferecidos na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), no centro da cidade. Através do Programa de Saúde do Homem de Maricá, foram realizados 31 exames PSA (Antígeno Prostático Específico), e as demais iniciativas da Saúde municipal realizaram 82 verificações de pressão arterial e 62 testes de glicemia capilar. Além disso, houve palestra sobre câncer de próstata e de pênis, orientações sobre diversas doenças, sobre os direitos da criança e do adolescente, e planejamento familiar. Também foi distribuído material informativo e preservativo.

O aposentado Antônio Ferreira da Silva, de 67 anos, realizou pela primeira vez o exame PSA. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata no Brasil, atrás apenas do câncer de pulmão, conforme explicou Leandro Bastos, coordenador do Programa Municipal de Saúde do Homem. Ele destaca que a prevenção da doença é a melhor saída. “Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), se descobrir precocemente, há cerca de 90% de chance de cura”, informou. O vendedor José Renato, de 50 anos, também aproveitou a oportunidade para verificar a saúde. “Achei ótima a iniciativa, principalmente para o homem que não tem o hábito de ir ao médico”, disse.

Para a secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz, a atividade é mais uma ação coletiva que tem o objetivo de promover a saúde e alcançar mais pessoas. “Comemorar o Dia Nacional do Homem vai proporcionar a adesão desses usuários aos serviços de saúde municipais”, afirmou.

O Programa Municipal de Saúde do Homem oferece atendimento em diversas especialidades, como cardiologista, psicologia, assistência social, nutrição, urologia, endocrinologia, clínica geral e odontologia. O funcionamento acontece no Ambulatório Péricles Siqueira Ferreira, à Rua Luiz Francisco da Silva Caetano, lote 10, quadra 4, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 2637-4098.