Educação de Maricá forma turmas em auxiliar administrativo

Curso organizado pela Prefeitura de Maricá teve como objetivo a capacitação de pessoal para funções administrativas escolares

Duas turmas de 40 alunos do curso de auxiliar administrativo formaram-se nesta quarta-feira (15/07), na Casa Digital. O curso, realizado pela Secretaria Municipal Adjunta de Educação, iniciado em abril, teve como objetivo a capacitação de pessoal para funções administrativas escolares. Formadas principalmente por secretários de escola, professores e auxiliares de ensino, as turmas receberam noções básicas sobre as tarefas do auxiliar administrativo e informações adicionais adaptadas às atividades do secretário escolar, tais como preenchimento de documentação impressa e online, confecção de atas e relatórios, declaração escolar e outros.

Instrutora do curso, a inspetora escolar Edilma Farias fez a apresentação com a distribuição do texto “O sentido dos gansos”, de autor desconhecido. A partir da descrição da formação de voo dos pássaros, o texto faz uma reflexão sobre a importância do trabalho em equipe. Os formandos responderam sobre união, liderança, organização, solidariedade, compartilhamento e demais conceitos referentes ao texto e ao curso.

Com 32 anos na rede municipal de ensino, a pedagoga Vera Lúcia Rangel, secretária da E.M. Retiro, participou do curso de auxiliar administrativo organizado pela Prefeitura de Maricá e também do de secretário escolar, da Federação Estadual dos Professores (Fespe). “Conhecimento não ocupa espaço. Estou sempre buscando me atualizar”, disse ela, que também e pós-graduada em Educação Ambiental.

O subsecretário de Tecnologia da Informação na Educação, Flavio Consolini, e o coordenador do E-Cidade, Claudio Luz, agradeceram a participação dos professores e alunos e enfatizaram a importância do curso. “O curso já está dando resultados práticos, pois qualifica secretários escolares a trabalharem com metodologia aplicada à informática, com procedimento padronizado para toda a rede. Formulários, fichas e linhas de informação online, como pré-matrícula e outros, estão sendo agilizados com essa capacitação, para que as escolas tenham mais facilidade no atendimento. É um trabalho de equipe”, garantiu Claudio. “Outros cursos virão. Nossa meta é a capacitação continuada, para que a educação promova cada vez mais mudanças de qualidade na vida das pessoas”, afirmou a coordenadora de ensino, Cristiane Bittencourt.

Obrigatoriedade legal

A subsecretária executiva da Educação, Mariane Mary, adiantou que a implantação do curso se deu por necessidade de ajuste à legislação. “Há dois anos, uma portaria do Ministério da Educação, publicada por ordem judicial, convocava professores que não estavam trabalhando para retornarem a sua regência. Com a determinação, as secretarias escolares foram esvaziadas. Diante disso, foram feitos contratos temporários para pessoal nesta área e agora complementamos a capacitação com cursos de auxiliar administrativo para as escolas”, explicou.

A professora Patrícia Leal tem 15 anos na rede municipal de ensino de Nova Iguaçu e três anos em Maricá. “Além da qualidade das escolas e da merenda escolar, o programa de capacitação continuada é excelente. Nos três anos em que estou trabalhando em Maricá, presenciei dezenas de cursos acontecendo no município. Isto é avanço e qualidade de ensino. Tenho vontade de vir morar aqui”, garantiu.