Alunos da rede pública aprovam peixe de Maricá na merenda escolar

Cardápio preparado pelas merendeiras de Maricá para o teste de paladar apresenta o filé de pescada à escabeche acompanhado de arroz

Os 720 alunos da E.M. Joaquim Eugênio dos Santos, na Mumbuca, provaram e aprovaram nesta terça-feira (14/07) o peixe fornecido por pescadores de Maricá para integrar a merenda escolar do município. O cardápio oferecido para o teste de paladar trouxe o filé de pescada à escabeche, servido com molho de temperos refogados, e acompanhado de arroz.

A iniciativa é fruto da parceria das secretarias municipais adjuntas de Educação e de Agricultura, Pecuária e Pesca. O fornecimento do peixe, obtido no litoral maricaense, foi aprovado recentemente através de Chamada Pública – processo para aquisição de produtos dos agricultores familiares do município –, cujo ganhador foi a Associação Livre de Aquicultores e Pescadores de Itaipuaçu (Alapi). Outras escolas municipais também passarão pelo teste do paladar, embora o provimento de peixe para o cardápio semanal das 53 unidades escolares da rede já esteja definido. Cerca de 600 quilos de filé de pescada sairão, por mês, do mar da cidade para os pratos de 17 mil alunos do município.

A nutricionista Jaqueline Gomes trabalha em 13 escolas da rede municipal e aprovou a qualidade e o sabor do pescado preparado para a merenda escolar. “O peixe é um alimento  rico em proteínas, ácidos graxos, ômegas 3 e 6, além de outros nutrientes. Além disso, é uma carne leve, de fácil digestão e que acrescenta qualidade à merenda escolar. Está sendo preparado com muito carinho e pretendemos inclui-lo pelo menos uma vez por semana na dieta das crianças”, comentou. “Além das qualidades nutricionais, o peixe de Maricá, por ser entregue no mesmo dia de pescado, vai para as escolas municipais apenas resfriado, e não congelado. Por isso, sua carne tem mais firmeza e sabor, o que é um ganho para a qualidade da merenda”, concluiu a coordenadora de Nutrição da merenda escolar de Maricá, Lourice Soares Bittencourt.

A diretora adjunta da E.M. Joaquim Eugênio dos Santos, Carla Marcele, acompanhou as turmas da manhã e da tarde na hora do almoço. “Como nossa escola foi escolhida para o primeiro dia de testes, observei com mais atenção ainda a merenda. Temos turmas do Pré-Escolar I ao 5º ano, além de horário integral para diversas classes. São oito refeições diárias aqui, sendo três principais (almoço). Incluímos o peixe para todas as turmas e não vi rejeição alguma ao prato, pelo contrário. Os alunos maiores pediram para repetir”, adiantou.

Os alunos do 3º ano, Arthur Teixeira Silva, 9 anos; Andrei das Neves, 9 anos, e Alan Marins, 10 anos, estavam satisfeitos com o novo prato. “Está muito bom. Especial”, concluiu Arthur.