Profissionais da Assistência Social de Maricá se formam no programa CapacitaSUAS

0
928
Psicólogos e assistentes sociais participaram de programa que contribui para eficácia da rede socioassistencial do município

Nesta sexta-feira (10/07), 35 profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, que trabalham na Secretaria Adjunta de Assistência Social de Maricá, se formaram no Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSUAS). Com o tema “Capacitação para o provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais do SUAS e implementação de ações do plano Brasil sem miséria”, o curso foi ministrado por professoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo o secretário municipal adjunto de Assistência Social, Jorge Castor, o CapacitaSUAS é importante não só para os profissionais, mas também para a rede socioassistencial do município. “Esse tipo de capacitação qualifica os profissionais que lidam diretamente com políticas públicas da Assistência Social. Com isso, Maricá terá profissionais mais eficientes e gabaritados para agir adequadamente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e demais equipamentos sociais”, afirmou.

O CapacitaSuas tem como objetivo promover a capacitação dos gestores e trabalhadores da Assistência Social que, pautada pela Gestão do Trabalho e a Educação Permanente, exige um novo perfil de trabalhadores, com qualificação e compromisso com o exercício profissional. O CapacitaSUAS foi realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e pela Secretaria do Estado de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Niterói e com da UFRJ.