Prefeitura forma 160 alunos de cursos gratuitos do Senai

Prefeitura forma 160 alunos de cursos gratuitos do Senai

A Prefeitura de Maricá realizou, na noite desta quinta-feira (09/07), a formatura de 160 alunos da segunda turma dos cursos gratuitos do Programa de Qualificação Profissional, promovido pela secretaria municipal adjunta de Trabalho, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RJ). A iniciativa faz parte do investimento do município em políticas de qualificação e tem como proposta formar jovens e adultos para o mercado de trabalho. Iniciado em outubro de 2014, o programa contou com um investimento municipal de mais de R$ 2,5 milhões. A solenidade foi realizada na quadra da E. M. Carlos Magno Legentil Mattos, no Centro.

Foram entregues diplomas para os alunos de seis cursos: Assistente de Operação Logística Portuária (com duração de 180 horas), Montador de Estruturas Metálicas (com duração de 300 horas), Auxiliar de Fiscalização Ambiental (com duração de 160 horas), e Instalador de Tubulações (com duração de 432 horas), realizados na unidade profissional do bairro Flamengo; além dos cursos de Auxiliar Administrativo (com duração de 160 horas), e Operador de Computador (com duração de 160 horas), realizados na unidade do bairro de Itaipuaçu.

O secretário municipal adjunto de Trabalho, Marcelo Carvalho dos Santos, que participou da cerimônia de entrega dos certificados, ressaltou a importância de formar profissionais, sobretudo para atuarem no município. “Estamos promovendo a capacitação do maricaense para o mercado de trabalho focado no desenvolvimento pelo qual nossa cidade está passando. Esse certificado não é apenas um documento, ele tem uma chave que abre oportunidades de melhores condições de emprego para cada um dos formandos”, ressaltou.

Representando o corpo docente do Senai, o professor do curso de Instalador de Tubulações, Luis Marcelo Santana Félix, falou sobre o curso. “Considero uma oportunidade ímpar para a vida de cada um. Fui aluno do Senai e tenho o orgulho de fazer parte de uma escola que forma cidadãos conscientes e profissionais capacitados para mercado de trabalho”, afirmou.

Entre os formandos, o clima era de expectativa pela inserção no mercado de trabalho. “Estou desempregada há um ano. Antes, tinha feito um curso básico de logística e busquei complementar meus conhecimentos para me sentir mais preparada”, frisou a aluna do curso de Assistente de Operação Logística Portuária, Rosa Lopes, de 55 anos. A formanda aproveitou para falar sobre a experiência acadêmica. “O curso foi de excelente qualidade. O padrão é equivalente ao praticado em escolas particulares”, acrescentou a aluna que já tem três entrevistas de emprego agendadas para a próxima semana.

A aluna do curso de Operador de Computador, Marcelle Christina Luiz Pinto, de 35 anos, também está muito ansiosa para começar a trabalhar. “Busquei aperfeiçoar a técnica de computação e ter um diploma que possa valorizar ainda mais o meu currículo. Estou desempregada desde janeiro e na esperança de que com esse curso consiga um bom emprego”, declarou a formanda que pretende se inscrever no curso de Assistente de Operação Logística Portuária.

Antes de concluir o Ensino Médio, a aluna Stefany Nascimento de Souza, de 17 anos, do curso de Auxiliar Administrativo, quis ter a certeza de qual formação seguir. “Queria fazer enfermagem, mas depois que fiz esse curso, tudo mudou. Agora tenho a certeza que quero fazer Administração de Empresas. O que estudei me tirou muitas dúvidas sobre essa área e percebi que têm muitos caminhos a serem descobertos”, destacou a moradora de Inoã.

A cerimônia também contou a com a apresentação do núcleo de música da secretaria de Cultura, formada pelos músicos Sérgio Aranda, Paulo Ernani, Ronaldo Valentim e Dalva Alves, que apresentou sucessos da música popular brasileira.

Programa

O programa possui 1.600 alunos inscritos em 16 cursos variados. Um total de 307 alunos já concluiu a formação nos cursos de Gestão Ambiental, Auxiliar Administrativo, Assistente de Operação em Logística Portuária, Montador de Estrutura Metálica, Operador de Computador e Instalado de Tubulação Industrial. E, atualmente, 519 estão em sala de aula.