Projeto “Minha Casa Mais Bonita” vai reformar moradia de 87 famílias

Casas em rua situada no leito da antiga via férrea, no bairro de São José do Imbassaí, serão as primeiras a integrarem o projeto da Habitação

A Secretaria Municipal Adjunta de Habitação finalizou o cadastramento das famílias para o projeto “Minha Casa Mais Bonita”, que consiste na realização de reformas e adequações nas moradias de famílias de baixa renda. Nesta primeira etapa, serão atendidas 87 famílias com renda mensal de até três salários mínimos. Inicialmente, a equipe técnica da secretaria, através de levantamento, selecionou a comunidade situada no km 22, da Rodovia Amaral Peixoto, no leito da antiga via férrea, próximo a Avenida Guarujá, no bairro de São José do Imbassaí. As intervenções devem começar no início de agosto.

As casas que vão participar do projeto receberão obras de infraestrutura, como a recuperação das alvenarias, reboco e a pintura das fachadas. O “Minha Casa Mais Bonita” também vai recuperar telhados, as partes elétrica e hidráulica, além de reformar banheiros, tornando-os mais acessíveis aos idosos e deficientes.

Para a secretária municipal adjunta de Habitação, Maria Inez Pucello, o trabalho vai além da regularização fundiária. “Estamos trabalhando também em uma política de habitação condizente com as necessidades da população de baixa renda e com a participação da sociedade nas decisões. Para cumprir esse objetivo, novos desafios se se apresentam, como elaboração de projetos com foco em ações de sustentabilidade e gestão de reassentamento de famílias de áreas de riscos", afirmou.

A preocupação ambiental também é uma das tônicas do projeto piloto. As casas das famílias cadastradas receberão um sistema de filtros e fossas. A iniciativa deve contar também com alunos do curso de Edificações da rede municipal. Os futuros técnicos poderão colocar em prática o que estão aprendendo em sala de aula. Os estudantes irão participar de todo o processo, que contará como carga horária para eles.

As atividades do projeto “Minha Casa Mais Bonita” serão desenvolvidas em parcerias com as secretarias municipais adjuntas de Obras, de Trabalho, dos Direitos Humanos e Participação Popular, da Assistência Social, da Saúde e Educação integrando, assim, as diversas áreas de atuação social.