Centro de Artes de Maricá apresenta peça sobre pescadores

Imagem do Centro de Artes e Esportes Unificados
Cinco jovens bailarinos apresentam o espetáculo gratuito, às 17h, no CEU (foto)

Com entrada franca, a peça teatral "Histórias do Mar", dirigida por Sady Bianchin, será apresentada neste sábado (04/06), às 16h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).  A obra chega a Maricá depois de uma temporada de quatro semanas em cartaz no Solar do Jambeiro, em Niterói. De autoria da escritora e poetisa Maria Helena Latini, a peça homenageia o centenário do mestre Dorival Caymmi, cujas músicas e poesia refletem o mar, a rotina dos pescadores, seus festejos e sonhos. A apresentação, com censura livre, conta com o apoio da Empresa Pública de Transportes (EPT).

Com músicas do compositor baiano, o espetáculo é protagonizados pelos atores Sérgio de Paula e Renato Badeco, que assina também a produção musical. Segundo a própria autora, ela pouco conhecia sobre a vida dos pescadores antes de visitar a colônia em Itaipu (Região Oceânica de Niterói) para escrever a peça. Depois de escrito, o texto foi lido de forma dramatizada. "O que mais chamou atenção foi a reação dos pescadores, que se reconheceram na narrativa. Em seguida, o monólogo foi encenado pela primeira vez e, a partir daí, vem fazendo sucesso”, conta ela.

Para a EPT, a intenção com o apoio ao espetáculo é a de cumprir um papel cultural, além do papel social que realiza com o transporte público gratuito. "Levamos alguns servidores, alunos e 28 diretoras de escolas da rede municipal de ensino a assistirem a peça em Niterói. Agora, trouxemos a apresentação para Maricá e esperamos que todos assistam”, afirmou o relações públicas Mauricio Salkini.

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) fica à Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), Km 27, na Mumbuca.