Maricá divulga programação da Conferência de Saúde que acontece nesta sexta e sábado

0
331
Maricá realizará Conferência de Saúde nesta sexta e sábado

A Secretaria Adjunta de Saúde de Maricá, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), realiza a 8ª Conferência Municipal de Saúde na próxima sexta-feira (03/07), a partir das 18h, e no sábado (04/07), a partir das 8h, na Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos, no Centro. Com o tema “Saúde Pública de Qualidade: Uma Luta de 25 anos”, o encontro tem o objetivo de debater propostas e diretrizes para a formulação de políticas públicas  visando o fortalecimento da atenção à saúde para a qualidade de vida em Maricá. O evento contará com a presença da secretária adjunta de Saúde de Maricá, Fernanda Spitz; do presidente do CMS, Paulo Dalles; e de secretários de Saúde de outras cidades, como Angra dos Reis (Rodrigo Oliveira), Itaboraí (Edilson Francisco dos Santos) , Niterói (Solange Oliveira ) e Silva Jardim (Tereza Cristina Fernandes).

Estão previstas a participação de 300 pessoas, entre eles os conselheiros de saúde, representantes do governo municipal, representações de trabalhadores de saúde, de associações de trabalhadores, de entidades, instituições, de conselhos de classes, dos prestadores de serviços públicos, privados e filantrópicos. Os participantes da conferência serão distribuídos em três categorias: delegados com direito a voz e voto; convidados com direito a voz, sem direito a voto; e, observadores, previamente inscritos, com direto a voz, sem direito a voto. O credenciamento será a partir do dia 3 de julho, no dia de abertura do evento, às 18h, e se encerrará, às 10h, do dia 04/07. Serão entregues credenciais de cores diferentes por segmentos (delegados – vermelho; convidados – azul; observadores – branco). 

Na ocasião, também serão eleitos 12 delegados municipais que representarão o município na 7ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada entre julho e setembro de 2015, conforme data a ser estabelecida pelo Conselho Estadual de Saúde. Durante o encontro serão ministradas palestras para a apresentação, discussão e debate de sete eixos temáticos. 

Programação

Dia 3 de Julho de 2015 (Sexta-Feira)

18h – Credenciamento

18h30 – Abertura

19h – Palestra Magna – Eixo Transversal “Reformas Democráticas e Populares do Estado”

Secretário Executivo de Políticas Sociais: Alexandre Rodrigues

20h – Coquetel

22h – Encerramento da solenidade de abertura da Conferência

 

Dia 4 de Julho de 2015 (Sábado)

8h – Credenciamento

9h – Mesa de Debate

 

I – Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade

Secretária Municipal de Saúde de Niterói / Representante CIB METRO II: Drª Solange Oliveira

II – Participação e Controle Social

Representante de classe na força de trabalho no SUS: Drª Étila Elane de Oliveira Ramos

III – Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde

Subsecretária de Atenção Básica de Maricá: Drª Claudia Rogéria de Lima Souza 

IV – Financiamento do SUS e Relação Público-Privado

Secretário Municipal de Saúde de Angra dos Reis / Primeiro Vice-Presidente COSEMS: Drº Rodrigo Alves Torres Oliveira

V – Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde

Secretária Municipal de Saúde de Silva Jardim / Vice- Presidente Regional METRO II COSEMS: Drª Tereza Cristina Abrahão Fernandes

VI – Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS

Secretária Municipal de Saúde de Itaboraí / Diretor de Comunicação COSEMS: Drº Edilson Francisco dos Santos

VII – Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS

Fiscal de Posturas e Transportes / Assessoria de Gabinete da Secretária Adjunta de Saúde na Fiscalização Sanitária da Assistência Farmacêutica e Alimentar / Pós-Graduada em Direito Público e Privado: Rosemere Magg de Carvalho