Grêmios estudantis de Maricá tomam posse no CEU, na Mumbuca

Auditório do CEU esteve repleto de estudantes de 14 escolas de Maricá, cujos grêmios tomaram posse em solenidade com autoridades

Diretores de 14 grêmios estudantis tomaram posse nesta segunda-feira (29/06), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, em Maricá. Foram entregues certificados, de forma simbólica, aos presidentes de cinco grêmios. De acordo com a coordenadora do projeto, Mônica Salles, este foi o início do processo, que incluirá também os “greminhos”, que representarão escolas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O presidente do grêmio estudantil da E. E. Elisiário da Matta, Leonardo Santos Duarte, reforçou o engajamento proporcionado pelo grêmio estudantil. “É uma oportunidade para que os jovens representem os interesses de sua classe. É assim que crescemos social e politicamente”, declarou. A diretora da E. M. Professor Darcy Ribeiro, Vanda Maria, comentou que o processo de eleição contou com a participação efetiva de alunos, funcionários e professores. “É um trabalho de organização árduo, mas prazeroso. Quando estudante, não tinha a visão de mundo que os jovens têm hoje pelo acesso aos recursos tecnológicos, o que facilita a informação, que deve vir acompanhada da consciência social e política. Nosso dever é incentivar esta formação”, disse.

Os alunos Raio de Luar Quintanilha e João Mendonça, respectivamente presidente e vice-presidente do grêmio estudantil da E.M. Alfredo Nicolau da Silva Junior, no Marques, contaram com o apoio da diretora Renata Coube e da orientadora educacional Alexandra Figueira. “Já era representante de turma e me candidatei porque tinha interesse em estender isso para a escola. Já participamos da I Conferência Municipal de Educação, quando defendemos maior investimento na Educação Infantil, e achei a experiência interessante. Queremos continuar defendendo nossas propostas”, declarou Raio de Luar, com o apoio de seu vice.

Autoridades reforçam importância do grêmio

O presidente da União Brasileira do Estudante Secundarista (UBES), Danilo Vieira, convocou os novos gremistas a perseverarem na luta por seus ideais e pelo coletivo. “Muito do que se conseguiu no país, como o fim da ditadura militar, a transição e a redemocratização, contou verdadeiramente com a participação estudantil. Hoje, somos 53 milhões de estudantes secundaristas no país. Continuamos na luta social por melhor qualidade de ensino, transporte, moradia e outras lutas, como a não redução da maioridade penal. O que o Brasil precisa é de mais escolas e não de mais prisões”, afirmou.

O vice-prefeito e secretário municipal adjunto de Educação, Marcos Ribeiro, enfatizou as palavras do presidente da UBES. “Muitos estudantes morreram na ditadura militar para que houvesse liberdade. À época, tinha menos de 14 anos. Fui representante de turma, mas não de grêmio. Então, aproveitem esta oportunidade para aprender, na prática, o exercício da política. Mais tarde, esta experiência pode ser de grande valia na vida de vocês”, destacou.

A primeira-dama municipal e deputada estadual Rosangela Zeidan concluiu dizendo que o prefeito Washington Quaquá foi líder estudantil, presidente do grêmio do CEM Joana Benedicta Rangel e que esta experiência foi muito importante em sua vida, alavancando outros projetos que o fizeram um militante político em defesa de seus ideais, procurando promover a justiça social e a universalidade de direitos. “Outros líderes como o ex-presidente Lula adquiriram experiência como sindicalistas, debatendo com patrões e governo as reivindicações da categoria. Precisamos defender uma sociedade mais humana e mais justa e isto começa desde já com a luta de vocês”, finalizou.

Os grêmios que tomaram posse representam as escolas E.M. Antonio Lopes da Fontoura, E.M. Amanda Peña de A. Soares, E.M. Alfredo Nicolau da S. Junior, CAIC Elomir Silva (cujo grêmio adotou o nome de “Guerreiros do Amanhã”), E.M. Carlos Magno Legentil de Mattos, E.M. Professor Darcy Ribeiro, CEM Joana Benedicta Rangel (com o nome “Impulso”), E.M. João Monteiro, E.M. João da Silva Bezerra, E.M. Lúcio Thomé Guerra Feteira, E.M. Marquês de Maricá, E.M. Marcus Vinícius Caetano Santana, E.M. Vereador Osdevaldo M. da Matta e E.M. Inoã.