Novo ônibus reforça o transporte escolar gratuito em Maricá

Novo microônibus possui elevador de acessibilidade, limitador de velocidade para até 70 km/h e capacidade para 22 alunos

A frota do transporte escolar gratuito em Maricá passa a contar com mais um veículo a partir de julho. O vice-prefeito e secretário municipal adjunto de Educação, Marcos Ribeiro, apresentou nesta segunda-feira (29/6) o novo microônibus que possui um elevador de acessibilidade, limitador de velocidade para até 70 km/h e capacidade para 22 alunos da rede municipal de ensino, aumentando para 17 a quantidade desses coletivos em circulação.

Segundo o secretário e vice-prefeito, o pedido de um novo veículo do programa federal Caminho da Escola havia sido feito ao Ministério da Educação em 2013. Atualmente, os ônibus transportam 2.780 alunos da rede em toda a cidade. Os primeiros coletivos do programa foram entregues ao município em 2010, na primeira gestão de Marcos Ribeiro à frente da pasta.

“Quando nós assumimos na ocasião, eram usados ônibus emprestados e Kombis arrendadas de particulares. Conseguimos desde aquela época tornar o transporte escolar muito mais digno para os alunos da rede municipal, e esse novo ônibus é mais um avanço nesse sentido”, ressaltou ele.

Além da chegada do novo coletivo, 16 novos motoristas que vão atuar na frota estão recebendo qualificação junto ao sistema Sest/Senat. Atualmente, o programa tem 28 condutores em atividade em Maricá. Os cursos para os profissionais são oferecidos com frequência desde a implementação do serviço, há cinco anos.