Projeto traz musicalidade às escolas de Maricá

Escola Municipal Prof.ª Dirce Marinho Gomes foi a primeira a receber o projeto que apresenta o universo musical às crianças

Começou, nesta segunda-feira (22/06), na Escola Municipal Prof.ª Dirce Marinho Gomes, no bairro de Ponta Grossa, o projeto Musicalização nas Escolas. Realizada pela Prefeitura de Maricá, a iniciativa é um trabalho de parceria entre as secretarias municipais adjuntas de Cultura, Ciência e Tecnologia e Educação. O projeto tem como foco apresentar às crianças, do maternal ao 5º ano, o mundo da música.

Para o coordenador do projeto, o professor de música Sérgio Aranda, a iniciativa tem como propósito permitir que os alunos tenham contato com os instrumentos musicais e criem um vínculo com eles. “Cantamos e apresentamos às crianças os instrumentos musicais, como os de sopro, percussão e cordas. Todos ficam curiosos para saber mais”, afirmou Aranda.

Entre as músicas entoadas pelo grupo musical estão “Aquarela” e “A Casa”, de Toquinho e Vinicius de Moraes, respectivamente. Os músicos da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia também apresentam composições próprias que falam sobre a preservação ambiental e sobre as belezas da cidade e seus bairros.

A proposta é desenvolver o projeto sempre as segundas-feiras, em duas escolas por semana. As próximas duas unidades escolares a receberem a iniciativa são o Jardim de Infância Trenzinho da Esperança e a Escola Municipal Guaratiba, ambas situadas em Guaratiba.