Araçatiba e Barra de Maricá fazem homenagens ao protetor dos pescadores

No domingo, tradicional procissão sairá de Itapeba e atravessará a lagoa de Araçatiba

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal Adjunta de Assuntos Religiosos, organizou uma programação especial para a tradicional festa de São Pedro em Araçatiba e Barra de Maricá.

A festa em Araçatiba começou no último dia 20, com as novenas que acontecem a partir das 19h30. No domingo (28/06), às 12h, os devotos poderão saborear um angu à baiana. A tradicional procissão sairá de Itapeba às 16h e atravessará a lagoa de Araçatiba com previsão de chegada ao bairro às 17h.

Na segunda-feira (29), a partir das 18h30, os fiéis participam da procissão em homenagem ao protetor dos navegantes e responsável por fazer chover. Às 19h, será realizada a Missa Solene e encerrando das festividades no bairro.

Realizada pela comunidade pesqueira local, a festa em Barra de Maricá começa nesta quinta-feira (25), a partir das 19h30, com as novenas na capela de Nossa Senhora da Conceição, em Divinéia. Por ser uma comunidade pesqueira, os moradores da localidade, junto com os de Zacarias, prestam homenagens a São Pedro. Os devotos participarão de uma programação variada, com café da manhã a partir das 9h, na comunidade pesqueira de Zacarias. Ainda no período da manhã, uma procissão sairá do local em direção a Capela de Nossa Senhora da Conceição, onde será realizada uma missa ao santo.

Às 12h, os fiéis participarão de um almoço com opção de angu à baiana ou sopa de mocotó ao som da Banda Chega Aí. Às 15h, acontece o Terço da Misericórdia e às 19h, uma procissão percorre ruas do bairro. O encerramento das festividades fica por conta da Banda Forró Brasil.

Protetor dos pescadores, Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus e é também considerado o primeiro Papa. São Pedro também é o protetor das viúvas e fundador da Igreja Católica. Para os católicos ele é o guardião das portas do Céu.